Brasília receberá prisão de segurança máxima
O Ministério da Justiça, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), publicou nesta sexta-feira, 20/9, edital de licitação para a construção da quinta penitenciária federal do País, no Distrito Federal. Ao custo estimado de R$ 38 milhões, as obras devem ser iniciadas ainda este ano.
Para o diretor do Depen, Augusto Rossini, a construção da penitenciária vai ajudar no combate ao crime organizado em todo o País. “O Sistema Penitenciário Federal recebe os presos mais perigosos do país. Desde a sua criação, o número de rebeliões nos presídios estaduais reduziu em 70%”, disse.
O edital se refere unicamente à construção do prédio, e toda a plataforma de segurança será contratada em nova licitação. A conclusão das obras está prevista para dezembro de 2014.
A nova penitenciária integrará o atual sistema prisional federal, formado por outros quatro estabelecimentos de segurança máxima localizados em Catanduva (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO) e Mossoró (RN), com 208 vagas. A quinta penitenciária será construída na Fazenda Papuda, em São Sebastião, no Distrito Federal.
Sistema Penitenciário Federal
Criado em 2006, o Sistema Penitenciário Federal tem como função isolar criminosos de alta periculosidade em estabelecimentos de segurança máxima. Nunca houve homicídio, fuga ou apreensão de drogas e armas nas penitenciárias federais.
Fonte:
25/10/2013 15:06
Artigos Relacionados
Rejeitado projeto sobre presídios de segurança máxima
CCJ examina projeto sobre presídios de segurança máxima
CCJ aprova projeto que cria regime de segurança máxima
Ceará recebe penitenciária de segurança máxima mais moderna do País
Escolha de local para presídio de segurança máxima está na pauta da CCJ
Paulo Octávio manifesta-se contrário à construção de presídio de segurança máxima no DF