Ceará vai reforçar vacinação para alcançar status de estado livre da aftosa



Classificado como de risco médio para a febre aftosa, o estado do Ceará pretende melhorar o seu status sanitário e alcançar o título de livre da doença com vacinação nos próximos anos. Os governos do estado e federal vão preparar medidas para imunizar cerca de 2,5 milhões de cabeças que são criadas no estado.

O assunto foi discutido na semana passada durante uma reunião entre o Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura e o governo do estado. O reforço deve começar com a contratação de 61 profissionais, entre médicos veterinários e engenheiros agrônomos, além de 79 técnicos, que vão atuar na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). A medida vai garantir a expansão da rede de unidades veterinárias locais. Paralelamente, o ministério oferecerá cursos de reciclagem para os fiscais agropecuários que já atuam no serviço estadual.

Segundo do diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Mapa, Guilherme Marques , as medidas darão condições para o estado sanar a maioria das deficiências apontadas em auditoria do ministério realizada este ano.

Assim que o Plano de Ação definido for cumprido, o governo cearense poderá solicitar uma nova avaliação para a sua possível inclusão no grupo de estados – Maranhão, Piauí, Pernambuco e o Norte do Pará – que está na fase mais avançada para o estudo soroepidemiológico com vistas à obtenção do reconhecimento de zona livre de aftosa com vacinação junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

“Em Alagoas ocorreu um acordo semelhante recentemente. Agora, a nossa preocupação maior é com o Rio Grande do Norte e a Paraíba, que ainda se encontram em situação de atenção especial”, declara.


Fonte:
Ministério da Agricultura 



23/11/2011 17:07


Artigos Relacionados


RS pode recuperar status de livre da aftosa

Renan Calheiros comemora certificação de Alagoas como 'estado livre de aftosa com vacinação'

São Paulo retoma o status de área livre de febre aftosa

Vacinação contra aftosa chega a 99,18% no Estado

Estado de São Paulo livre da febre aftosa: Reconhecimento internacional sai em Paris

Ideli registra reconhecimento de Santa Catarina como estado livre da febre aftosa