São Paulo retoma o status de área livre de febre aftosa



Reconhecimento foi feito pela OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal)

Boletim oficial da OIE (Organização Mundial de Sanidade Animal), publicado no site da entidade na terça-feira, 27, informa o restabelecimento do status de área livre de febre aftosa com vacinação para o Distrito Federal e dez estados brasileiros – São Paulo, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Sergipe e Tocantins.

O próximo desafio do Estado de São Paulo é a reconquista dos mercados importadores, os quais embargam a carne bovina paulista desde outubro de 2005, quando foi suspenso o status de livre de aftosa com vacinação devido à presença da doença em Mato Grosso do Sul e Paraná. O secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, João Sampaio, que participa da 76ª Conferência da OIE em Paris, afirma que o foco agora é recuperar as exportações, iniciando conversas com os principais países compradores.

Campanha de vacinação

São Paulo não registra aftosa há 12 anos e está na última semana da 1ª etapa da campanha de vacinação, que acontece de 1º a 31 de maio. A próxima etapa será em novembro. Com um rebanho de cerca de 12 milhões de cabeças, o Estado já foi líder das exportações brasileiras de carne bovina in natura. Com os embargos impostos, de acordo com o secretário João Sampaio, São Paulo deixou de exportar cerca de US$ 1,5 bilhão. Mesmo assim, a carne bovina é o segundo item na pauta de vendas externas do agronegócio. Em 2007, foram US$ 3,16 bilhões, graças a sua infra-estrutura frigorífica e logística de transportes. Perde apenas para o setor sucroalcooleiro.

Da Secretaria de Agricultura e Abastecimento

(I.P.)



05/27/2008


Artigos Relacionados


Técnicos iniciam em abril visitas a 6 estados para ampliar área livre de febre aftosa

Eduardo Siqueira Campos faz apelo pela manutenção de Tocantins como área livre da febre aftosa

Estado de São Paulo livre da febre aftosa: Reconhecimento internacional sai em Paris

RS pode recuperar status de livre da aftosa

Ceará vai reforçar vacinação para alcançar status de estado livre da aftosa

Circuito Centro Oeste livre de febre aftosa