Renan Calheiros comemora certificação de Alagoas como 'estado livre de aftosa com vacinação'
Os estados de Alagoas, Paraíba, Maranhão, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte adquiriram o status de áreas livres da febre aftosa com vacinação, informou o senador Renan Calheiros (PMDB-AL). O anúncio oficial será feito no dia 6 de setembro, em solenidade em Maceió, conforme acerto feito entre o senador e o ministro da Agricultura, Antonio Andrade.
Renan Calheiros disse que a mudança de patamar sanitário, que permitirá a inserção da pecuária alagoana no mercado nacional, é fruto do esforço de sucessivos governos estaduais e dos produtores de Alagoas. Segundo o senador, nem mesmo a seca rigorosa que atingiu o estado diminuiu o alcance da vacinação este ano.
- Foram 14 anos de sucessivas campanhas de vacinação, duas vezes por ano. Os índices de cobertura vacinal foram se ampliando ano a ano. No ano passado, a segunda etapa, em novembro, alcançou 96% do rebanho de 1 milhão e 200 mil reses.
O próximo passo, continuou o senador, será alcançar o status de área livre de aftosa, independentemente de vacinação, requisito para que a produção do estado chegue ao mercado internacional.
- Aí, sim, o Estado obterá sua carta de alforria. Alagoas tem um rebanho de altíssima qualidade e hoje alcança níveis de excelência genética, tanto no gado de corte como no de leite. Os criadores alagoanos acumulam prêmios e se destacam em leilões por toda parte – afirmou.
26/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Ceará vai reforçar vacinação para alcançar status de estado livre da aftosa
Ideli registra reconhecimento de Santa Catarina como estado livre da febre aftosa
RENAN CALHEIROS: BOLSA-ESCOLA NÃO CHEGOU A ALAGOAS
Renan Calheiros celebra 40 anos da Universidade Federal de Alagoas
Renan Calheiros aponta expansão do ensino federal em Alagoas
Renan Calheiros saúda os 191 anos da emancipação política de Alagoas