Cecilia Hypolito vai representar a Assembléia em Conferência no Japão



A deputada Cecilia Hypolito (PT) vai representar a Assembléia Legislativa na 9º Conferência Internacional de Lagos e Lagoas em Shiga, Japão, de 11 a 16 de novembro. Para o evento, a deputada preparou uma apresentação do maior sistema lagunar da América Latina - a Lagoa dos Patos. Ontem (terça-feira) ela abriu a sessão plenária da Assembléia antecipando o painel preparado para a conferência.

Cecilia lembrou que o governo criou em 1994 o Programa Pró-Mar-de-Dentro para a recuperação e o gerenciamento ambiental das bacias hidrográficas Camaquã, Mirim-São Gonçalo e Litoral-Médio, da Região Hidrográfica Litorânea, totalizando 66.180 quilômetros. "Este programa conta com a colaboração do governo japonês, através da Agência de Cooperação Internacional Japonesa (JICA), que contribuiu técnica e financeiramente", informou.

Desde 1997, tramita na Assembléia Legislativa um projeto da deputada Cecilia Hypolito, elaborado com organizações ambientais e que propõe a criação de Área de Proteção Ambiental das Lagoas localizadas na Metade Sul do Estado. A iniciativa quer preservar o ambiente e proporcionar um modelo de desenvolvimento para a região, incluindo o turismo, a pesca, a agropecuária e investimentos públicos em saneamento.

No último mês, o governo estadual assinou um protocolo de intenções com os municípios banhados pela Laguna dos Patos prevendo cooperação técnica, científica e financeira para o desenvolvimento de estudos de viabilidade da Área de Proteção Ambiental das Lagoas. "Esta assinatura é o primeiro passo concreto para concretizar o nosso projeto", comemora Cecilia.

11/07/2001


Artigos Relacionados


Cecilia fala da Lagoa dos Patos em conferência no Japão

Cecilia Hypolito participa do Fórum Preparatório Rio + 10

Cecília Hypólito diz que Governo tem política para Metade Sul

Cecilia Hypolito defende mobilização contra a violência

Cecilia Hypólito concede coletiva sobre tramitação do orçamento

SESSÃO PLENÁRIA/Cecilia Hypolito destaca setor do arroz