Celso Amorim falará na CRE sobre presidência brasileira do Mercosul e agenda diplomática do governo Lula



O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, deverá comparecer nesta terça-feira (14), às 14h30, à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para participar de audiência pública sobre os trabalhos da presidência pro tempore do Brasil no Mercosul. Ele também vai debater com os parlamentares os tópicos de maior relevância da agenda diplomática brasileira nos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A sessão do Parlamento do Mercosul (Parlasul) nesta segunda-feira (13),em Montevideo foi a última do ano etambém a última sob a presidência brasileira, exercida pelo senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O próximo país a presidir o Parlasul será o Paraguai.

Durante a solenidade na CRE será descerrado o busto de Alexandre de Gusmão e lançados os livros "Venezuela e Mercosul - Ciclo de debates" e "Ação do Senado na Diplomacia Brasileira - Coletânea de indicações de embaixadores".

Nascido na cidade de Santos (SP), em 1695, Alexandre de Gusmão foi um diplomata português que representou Portugal em vários países. De acordo com o embaixador Moscardo, Gusmão é considerado o "avô da diplomacia brasileira" por ter sido um dos artífices do Tratado de Madri, firmado por Espanha e Portugal para definir os limites de suas colônias sul-americanas. A partir de então, os contornos atuais do território brasileiro passaram a ficar mais bem definidos, inclusive com a incorporação definitiva da Amazônia brasileira. O tratado praticamente triplicou o tamanho do território brasileiro na época.

No dia 4 de novembro, o presidente do Senado, José Sarney, recebeu a visita do presidente da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), o embaixador Jerônimo Moscardo, instituição que doou ao Senado o busto de Gusmão, que será colocado na sala de reuniões da CRE.

Criada em 1971, com sede em Brasília, a Funag é uma fundação pública vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) encarregada de promover a pesquisa e a cooperação na área das relações internacionais.

Logo depois da cerimônia, Celso Amorim vai se reunir com o presidente do Senado, José Sarney.



13/12/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ministro Celso Amorim fala à TV Senado sobre estratégia diplomática brasileira

Celso Amorim depõe na CRE e diz que governo Lula prioriza o Mercosul

Começa debate sobre Mercosul com Celso Amorim

CRE quer ouvir Celso Amorim sobre apoio do governo ao Irã

Celso Amorim debate na CRE entrada da Venezuela no Mercosul

Brasil tem de ser mais flexível no Mercosul, diz Celso Amorim