Cemitérios podem esconder focos de dengue



Saúde alerta população sobre os cuidados especiais contra a doença no feriado de finados

A Secretaria da Saúde alerta os paulistas sobre os perigos da Dengue neste feriado de Finados, 2. Com os cemitérios cheios, é de extrema importância que pequenas recomendações sejam seguidas para evitar a doença.

Quem deseja levar flores aos túmulos deve optar pelas já plantadas, pois as com caule cortado precisam de vasos com água, o que pode servir de criadouro ao mosquito Aedes aegypti (transmissor da doença). Outra atenção deve haver com os vasos ou buracos fixos de túmulos, que podem acumular água de chuva, por exemplo. É preciso colocar areia nestes recipientes.

“A conscientização dos paulistas é muito importante para o combate à Dengue. Como os cemitérios são locais ideais para proliferação do mosquito, é necessário que as pessoas tomem precauções, principalmente nessa época de Finados, quando geralmente o tempo é mais quente, propício ao mosquito”, alerta Ricardo Ciaravolo, pesquisador científico da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), órgão da Secretaria.

Além dos cemitérios, é essencial que se inicie o combate à Dengue dentro de casa, eliminando recipientes com água parada, descartando pneus velhos, limpando com freqüência e mantendo tampadas caixas d'água.

Os sintomas mais comuns da Dengue são febre, dor de cabeça, nos olhos e no corpo e perda de apetite.

Da Secretaria da Saúde



10/31/2008


Artigos Relacionados


Cemitérios podem esconder foco de dengue

Municípios preparam ações de combate à dengue nos cemitérios durante feriado de Finados

Corretores vistoriam imóveis para achar focos de dengue na capital

Mapa da dengue indica 48 cidades que podem sofrer surto de dengue

Cuidados com a dengue não podem parar com o fim do verão

Dengue: agentes de saúde do DF podem entrar em residência sem autorização do proprietário