Centenas de indígenas bloqueiam entrada do Senado



Audiência púbica na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) com líderes indígenas que participam do Acampamento Terra Livre 2009, programada para esta manhã, tem seu início atrasado devido a problemas com o ingresso dos índios nas dependências do Senado.

A reunião visa debater projetos de lei que afetam os idígenas diretamente, como os que instituem o Conselho Nacional de Política Indigenista e o Estatuto dos Povos Indígenas.

A senadora Marina Silva (PT-AC), autora do requerimento para a audiência, convidou cinco líderes a serem indicados pelas principais organizações indígenas. No entanto, todos os participantes do acampamento querem participar do debate. A secretaria da comissão informou que não houve tempo para reserva do auditório Petrônio Portela - espaço mais amplo que o da comissão. A polícia de choque foi chamada para garantir a segurança no Senado.

O Acampamento Terra Livre é realizado anualmente na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e reúne lideranças indígenas do país para apresentar as demandas dessa parcela da população aos poderes públicos.

Mais informações a seguir



07/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Funai restringe entrada em terras indígenas no Amazonas

Estudo ambiental no Tapajós (PA) prossegue sem entrada em terras indígenas

Renan autoriza entrada de 70 lideranças indígenas para audiência

Ana Rita quer entrada de 60 lideranças indígenas para audiência

Brasília recebe exposição inédita com centenas de produtos da biodiversidade

(Flash) - Centenas de estudantes recepcionam governador Geraldo Alckmin