Centro de Gestão e Estudos Estratégicos completa 10 anos



O Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) completou dez anos na terça-feira (11). Durante a cerimônia de aniversário, em Brasília, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aloizio Mercadante, destacou projetos em andamento que contam com a parceria do centro.

O CGEE é uma organização social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Foi criado em 2001, por ocasião da II Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. A instituição tem como finalidade gerar subsídios técnicos de alto nível e com visão de futuro, para o apoio a processos decisórios de natureza estratégica em ciência, tecnologia e inovação (C,T&I).

Ao destacar o papel da instituição ao subsidiar o estado brasileiro em suas políticas públicas, Mercadante citou contribuições relevantes do CGEE na área de ciência e tecnologia, como no mapeamento dos doutores do Brasil, na formulação de políticas de inovação e na construção da Plataforma Lattes, que orienta as instituições acadêmicas brasileiras; além de estudos nas áreas espacial, de saúde, de economia verde e sustentável. 

Os projetos citados pelo ministro que contam com a parceria do centro incluem a recuperação de dois navios da Marinha e o novo navio oceanográfico para auxiliar as pesquisas brasileiras, uma das novidades a serem lançadas, no ano que vem, na Rio+20 - Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, no Rio de Janeiro. “O CGEE trouxe essa reflexão da necessidade de aprofundarmos o conhecimento sobre a plataforma continental brasileira”, frisou.

Outra parceria de destaque, na avaliação do ministro, é o projeto Aquarius, que visa modernizar e dar maior transparência às ações e aos recursos investidos pela pasta. “Nós vamos informatizar todas as despesas e gastos e os indicadores de desempenho, aquilo que a gente faz no MCTI, e vamos disponibilizar esses dados na internet. Governo aberto, gestão compartilhada com a sociedade para dar mais transparência e mais eficiência ao gasto público”, afirmou o ministro.

O presidente do CGEE, Mariano Laplane, também enfatizou a importância da instituição para o avanço do País, que procura estar atenta às tendências e aos desdobramentos da ciência e da inovação no mundo, bem como os possíveis impactos na economia brasileira. “A missão do CGEE é olhar para o futuro, mobilizar os recursos no País, pensar estratégias e avaliar”, sintetizou.


Fonte:
Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação



13/10/2011 11:00


Artigos Relacionados


Centro de Gestão e Estudos Estratégicos tem novo presidente

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos abre vagas para especialista em ciência e tecnologia

Centro de estudos estratégicos apresenta proposta de plano de reestruturação do CNPq

Centro de Altos Estudos completa um ano

Centro Tecnológico do Ipem completa 10 anos

Centro Tecnológico do Ipem-SP completa 10 anos