Centro Tecnológico do Ipem completa 10 anos



Em 1998, foram realizadas 10 mil calibrações nos laboratórios; para 2008 estão previstas 52 mil

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem) comemorou no final do mês de julho os 10 anos de seu Centro Tecnológico (Cetec), no Alto do Ipiranga, na capital. No local, funciona uma dezena de laboratórios de metrologia dedicados à calibração de equipamento de uso industrial, bem como por profissional autônomo, fiscal, setor público e outros.

Os laboratórios verificam massa, pressão, temperatura, dimensional, volume, vazão, elétrica, massa específica/química, SMV (sistemas de medição de vazão) e medições especiais.

O diretor técnico adjunto, Flavio Floret, informa que o trabalho de aferição é de extrema importância para a população no seu dia-a-dia. Ele cita instrumentos como termômetro clínico, esfigmomanômetro (medidor de pressão arterial) e bafômetro que precisam funcionar bem calibrados, “pois é a saúde e a segurança das pessoas que estão em jogo”.

Além disso, ressalta Floret, há também instrumento com importância vital na indústria e comércio, que precisa de calibração constante. São manômetro (para pressão), balança (de comércio ou de precisão para laboratório), termômetro industrial, densímetro (massa específica ou densidade), dispositivo para medir distância ou tamanho (régua, trenas e outros), vasilha padrão para volume, etc. “Enfim, tudo aquilo que serve para medir alguma grandeza física é calibrado em nossos laboratórios”, informa Floret.

O número de verificações (calibrações) cresce a cada ano no Ipem. Quando foi inaugurado, em 1998, foram realizadas 10 mil verificações. Em 2006, os técnicos fizeram 49 mil. No ano seguinte, 50 mil; e para 2008 estão previstas 52 mil verificações. No local trabalham matemáticos, físicos, químicos, biólogos, engenheiros (mecânico, elétrico, eletrônico, civil e agrônomo), bioquímicos, estatísticos, pedagogos, economistas e tecnólogos.    

Loteria e carnaval – O trabalho é realizado internamente, nos laboratórios, ou em campo (indústria, comércio ou na rua). Há calibrações, como as de SMV, feitas na linha de produção de bebidas, principalmente cervejarias. São instrumentos que determinam quanto a empresa produz, para fins de taxação de impostos por parte do Fisco federal.   

Há serviços especiais inimagináveis por pessoas comuns. Floret menciona as dimensões de uma bolinha que mostra números sorteados em loterias até a de altura de pessoas. Recentemente, a Polícia Militar de São Paulo enviou ao Ipem vários candidatos para verificar os que não se adequavam na altura mínima exigida (1,65 metro). Teve gente reprovada por questões de milímetros, em medições precisas – um serviço que exigiu muito empenho dos técnicos. Já o dia em que o laboratório recebeu candidatas a Rainha do Carnaval para checar a altura, os técnicos não reclamaram de tanto trabalho.

As indústrias que mais utilizam serviços de calibração do instituto são químicas/petroquímicas, farmacêuticas, mecânicas, de alimentos e de bebidas. 

Peso de assinatura – Um dos trabalhos do laboratório de massa específica é verificar o flutuador, dispositivo utilizado em bomba de combustível para determinar se a porcentagem do álcool na gasolina está dentro das especificações. Outro instrumento calibrado é o densímetro, adotado em petroquímicas.

Na bancada de pequenos volumes, existem vários frascos que servem para aferir vidraria de laboratório (proveta, pipeta, bureta). Ao lado, funciona o local dedicado à medição de trenas e dispositivos para determinar distâncias.

No espaço da pressão, os técnicos trabalham na calibração de esfigmomanômetro e manômetros industriais para químicas e petroquímicas. Há médicos e empresas que levam medidor de pressão arterial ao Ipem todos os meses.

No laboratório de temperatura, são realizadas calibrações para deixar mais precisos os termômetros. Técnicos trabalham com termômetros de vidro, com coluna de mercúrio, e também digitais. Hospital, farmácia e indústria são os clientes. O trabalho é tão preciso que há instrumentos que recebem calibração para operar com temperatura em até três casas decimais.  

Calibração da calibração – Um dos laboratórios mais requisitados é o de massa (peso), utilizado por todo comércio e indústria que trabalham com balanças. Destaque para laboratórios e farmácias que têm balança analítica de precisão decimal para pesar miligramas. Trata-se de um dos laboratórios fechados do Cetec e o que requer maior cuidado. Até mesmo o abrir e o fechar de porta pode alterar o funcionamento de uma balança analítica, que verifica pequeninos pesos padrões utilizados na aferição de outras balanças. Aqui, o cliente traz seu peso padrão para ser aferido. É a calibração da calibração. 

Essas balanças trabalham com até cinco casas decimais (microgramas), em que até a tinta de uma assinatura pode ser pesada. Para manusear o peso padrão pequenino do Ipem, o qual será comparado com o do cliente, a metrologista Márcia Nacao tem de usar duas luvas para não “contaminar” a preciosa peça. A comparação pode levar horas, pois requer vários procedimentos técnicos. No laboratório, há pesos de um miligrama até 50 quilos.

Frasco padrão para produto líquido é verificado no laboratório de volume. No local, o recipiente é testado para detectar se está dentro das especificações, porque um simples amasso ou abalo pode alterar seu volume. Uma vez calibrado, o frasco padrão é utilizado pelos fiscais do Ipem para detectar fraude em bomba de combustível ou de outros líquidos. O proprietário do posto tem de ter outro recipiente padrão igual para ele mesmo verificar todo dia se o seu equipamento marca o volume correto que sai do bico da bomba.         

SERVIÇO

Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

Rua Muriaé, 154 – Alto do Ipiranga – capital

Site www.ipem.sp.gov.br

Telefone da ouvidoria 0800-0130522 

Otávio Nunes

Da Agência Imprensa Oficial 



07/31/2008


Artigos Relacionados


Centro Tecnológico do Ipem-SP completa 10 anos

Agricultura: Centro de Fruticultura completa 70 anos

Agricultura: Centro de Fruticultura completa 70 anos

Centro de Gestão e Estudos Estratégicos completa 10 anos

Centro Alcântara de lançamento de foguetes completa 27 anos

Centro de Formação da Polícia Militar completa 71 anos