Centro de pesquisa em biotecnologia será implantado em Cravinhos (SP)



O município do Cravinhos (SP) receberá um centro de pesquisa e desenvolvimento com foco em biotecnologia. O financiamento para a implantação do local é do Banco

Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no valor de R$ 26,8 milhões à empresa Dow AgroSciences Sementes e Biotecnologia Brasil Ltda.

Com área total de 14 mil metros quadrados, 4 mil metros serão reservados aos laboratórios. O centro desenvolverá atividades que poderão acelerar o lançamento de novas tecnologias para a agricultura brasileira, a partir de processos de melhoramento genético, nos segmentos de sementes, características da planta e óleos.

O processo de melhoramento genético passa por duas etapas, ambas atualmente realizadas pela empresa apenas nos EUA: a descoberta, na natureza, de um gene específico que traga benefícios ao vegetal e a conversão, ou seja, a introdução desse gene na planta.

Atualmente, a empresa tem 101 funcionários dedicados à pesquisa, sendo 50 em nível superior. Nos próximos cinco anos, a estimativa é que o quadro chegue a 190 trabalhadores, dos quais 102 serão de nível superior. Durante a execução do projeto, está prevista a geração de 120 empregos diretos.