Mozarildo destaca inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia



O senador Mozarildo Cavalcanti (PFL-RR) ressaltou nesta quarta-feira (17) a importância de se construírem instrumentos para a utilização racional das potencialidades da Amazônia como forma de reduzir as diferenças entre essa região e as outras do país. Nesse sentido, segundo o senador, a inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), na área da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), representa uma ação objetiva no processo de aproveitamento adequado da biodiversidade da região.

De acordo com Mozarildo, o CBA foi construído e equipado com recursos da Suframa, do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Ciência e Tecnologia, para atuar como uma instituição de pesquisa e inovação tecnológicas que trabalhe em conjunto com uma rede nacional de laboratórios e pesquisadores dedicados a ações voltadas para a biodiversidade amazônica. O centro está ligado, ainda, ao Programa Brasileiro de Ecologia Molecular para o Uso Sustentável da Biodiversidade da Amazônia (Probem/Amazônia).

Na opinião do senador, o CBA pode representar o início da extinção da biopirataria no Brasil. Isso porque o Centro, entre outros objetivos, disponibilizará e consolidará competências em áreas de grande importância para o desenvolvimento biotecnológico no setor de patentes e marcas, na gestão e transferência de tecnologias e na informação sobre produtos naturais e seus mercados, afirmou Mozarildo.

Ainda conforme o senador, o centro inaugurado funcionará como articulador de laboratórios e pesquisadores em um processo de descoberta de novas substâncias de interesse socioeconômico. Além disso, o CBA estabelecerá um trabalho integrado com as comunidades tradicionais amazônicas, como indígenas e extrativistas, envolvendo-as, por contratos, nas ações de identificação e coleta de produtos da fauna e flora regionais.

Por fim, Mozarildo pediu ao próximo governo que aloque recursos suficientes para o pleno exercício do CBA como -veículo de valorização da Amazônia e utilização inteligente da sua biodiversidade-.

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) disse que, além da inauguração do CBA, há outro motivo de comemoração. Conforme Péres, a Suframa anunciou que, na segunda semana de dezembro, o pólo industrial de Manaus registrou a marca de US$ 1 bilhão em exportações nesse exercício. Dessa forma, de acordo com o senador por Amazonas, logo será alcançado superávit na balança comercial do pólo.



17/12/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Romero Jucá registra inauguração do Centro de Biotecnologia da Amazônia

Papaléo pede modelo de gestão para Centro de Biotecnologia da Amazônia

Paim lamenta empecilhos para registro de patentes pelo Centro de Biotecnologia da Amazônia

Maria do Carmo destaca inauguração de Centro de Memória

Mozarildo destaca inauguração de linha de transmissão em Roraima

Mozarildo destaca atuação do Exército brasileiro na Amazônia