Centro de Referência de Assistência Social (Cras)
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é sistema governamental o responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Por meio do Cras, as famílias em situação de extrema pobreza, incluídas pelo Plano Brasil Sem Miséria, passam a ter acesso a serviços como cadastramento e acompanhamento em programas de transferência de renda. O País conta, atualmente, 7.669 unidades distribuídas pelo território nacional.
O principal serviço ofertado pelo Cras é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif). Dentre os objetivos desse serviço estão a prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários, a promoção de ganhos sociais e materiais das famílias e o acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais. As ações são todas implementadas por meio de trabalho de assistência social.
Além de ofertar serviços e ações de proteção básica, o Cras possui a função de gestão territorial da rede de assistência social básica, promovendo a organização e a articulação das unidades a ele referenciadas e o gerenciamento dos processos nele envolvidos.
Fonte:
Ministério do Desenvolvimento Social
21/02/2013 12:19
Artigos Relacionados
Centro de referência em Assistência Social é inaugurado em Uberlândia (MG)
Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas)
Centro de Referência de Assistência Social pode ser modelo para o Chile
Levantamento dos centros de referência de assistência social termina no domingo
Encontro vai reunir trabalhadores da assistência social do Centro-Oeste
Governo do Estado é referência em assistência à mulher