Cerca de 370 serviços de saúde podem realizar cirurgia reparadora de próteses de silicone
Pacientes que possuírem implante mamário de silicone da marca francesa PIP e a holandesa Rofil, e com recomendação médica para a realização de cirurgia reparadora de troca de próteses, podem procurar um dos serviços de saúde habilitados em cirurgia reparadora pelo SUS.
A orientação do Ministério da Saúde é o que o procedimento de troca das próteses seja realizado pelo serviço de referência onde o implante inicial ocorreu e de acordo com as diretrizes técnicas definidas pelo Ministério da Saúde.
Pacientes que estiverem distantes do médico ou do estabelecimento que realizaram o implante poderão procurar um dos 371 serviços de saúde que oferecem cirurgia de média ou alta complexidade ou, para a avaliação do implante e das condições de saúde do paciente e o devido encaminhamento à unidade que realizou o procedimento cirúrgico.
De acordo com as normas técnicas estabelecidas, todos os usuários do SUS, que possuírem implante mamário de silicone das marcas PIP ou Rofil e que apresentarem sinal ou confirmação de ruptura da (s) prótese (s) deverão ser acolhidos pela rede de assistência pública ou conveniada e também pelas operadores de planos de saúde.
Fonte:
Ministério da Saúde
23/01/2012 17:13
Artigos Relacionados
Aprovado projeto que obriga plano de saúde a realizar cirurgia reparadora de mama
Cirurgia reparadora de mama será obrigatória e oferecida na rede pública de saúde
Planos de saúde vão trocar próteses de silicone defeituosas, diz representante
SUS e planos de saúde vão pagar também reparação de próteses de silicone estéticas
Saúde habilita mais dois hospitais para realizar cirurgia de redução de estômago
80% dos jovens que usam piercing precisam de cirurgia reparadora