Cerrado e Jalapão terão grupo de trabalho para reforçar monitoramento de queimadas



Para reforçar o combate a incêndios florestais nas áreas do Cerrado e do Jalapão, o Ministério do Meio Ambiente criou, na última terça-feira (24), um Grupo de Trabalho para intensificar o monitoramento nas regiões.

O Grupo será responsável por coordenar a implantação das ações previstas no plano operativo do Projeto de Prevenção, Controle e Monitoramento de Queimadas Irregulares e Incêndios Florestais do Cerrado (Projeto Cerrado-Jalapão). 

Projeto

O Cerrado Brasileiro se estende por mais de 2 milhões de km², ocupando quase um quarto do território nacional, e é considerado a formação savânica mais biodiversa do mundo.

E para preservar a região e aprimorar o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais, foi criado o projeto “Prevenção, controle e monitoramento de queimadas irregulares e incêndios florestais no Cerrado”. O objetivo deve ser alcançado através do aprimoramento da gestão de unidades de conservação e por meio de instrumentos melhorados para o monitoramento de desmatamentos e queimadas no Cerrado.

Jalapão, em Tocantins, é uma região que fica entra o Cerrado e a Caatinga. Com suas cachoeiras, aguas cristalinas, rochas e dunas, o Jalapão se tornou um dos principais roteiros de ecoturismo e turismo de aventura do País.
 

Fontes:
Ministério do Meio Ambiente
Governo do Estado do Tocantins 



26/09/2013 17:14


Artigos Relacionados


Grupo de Trabalho vai reforçar Teia da Diversidade 2014

Projeto Cerrado-Jalapão seleciona assessor técnico

Queimadas atingem 746 hectares de Cerrado no Distrito Federal

Publicada lista de municípios prioritários do plano de prevenção e controle do desmatamento e queimadas do cerrado

Queimadas controladas no cerrado podem evitar incêndios de grandes proporções, dizem cientistas

Fornecedores do setor automotivo terão grupo de trabalho no Plano Brasil Maior