César Borges aponta descaso do governo federal em relação ao Nordeste



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (10), o senador César Borges (DEM-BA) pediu para o governo federal "parar de iludir o Nordeste". Para ele, o atual governo ainda não conseguiu criar uma "política consistente" para o desenvolvimento daquela região.

O senador lembrou que há quatro anos, em evento na capital cearense, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu a recriação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), o que ainda não ocorreu. César Borges também citou outras iniciativas cobradas pelos estados nordestinos que carecem de apoio federal, como a rodovia Transnordestina, uma siderurgia no Ceará e o Pólo Petroquímico de Suape (PE).

Para César Borges, a região Nordeste tem plenas condições de participar "desse boom econômico da cadeia produtiva dos biocombustíveis". Ele cobrou do governo Lula mais incentivos para que a região possa ser protagonista na produção de biocombustíveis, o que poderia ajudar na superação da desigualdade regional brasileira, uma das principais causas da desigualdade social do país na opinião do senador.

- Não tem incentivo para o Nordeste. As obras importantes não acontecem. E o governo insiste num discurso bonito, mas pouco real em relação ao biodiesel. Nossa região vive de promessas do Executivo, promessas de projetos estruturantes - disse.

Quanto ao estado da Bahia, César Borges afirmou que o governo não tem sequer um projeto estruturante para o estado, "absolutamente nada". Ele cobrou por exemplo a construção de rodovias e da Ferrovia Oeste-Leste, também cobrada pelo atual governador baiano, Jaques Wagner.

- Por que esse esquecimento de uma unidade tão importante da federação? A desigualdade regional está sendo mantida. A Bahia não agüenta esse descaso, os programas são paliativos - avaliou.

O senador também citou a matéria "Nordeste vê a distância explosão do álcool", do jornal Folha de S.Paulo de 8 de julho, que trás informações de que a produção de etanol vem aumentando no centro-sul do país, enquanto a produção da região Nordeste é menor atualmente que na década de 80. O jornal também acusa o governo federal de não criar as condições necessárias para o Nordeste desenvolver sua produção de álcool. 



10/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flexa Ribeiro alerta para descaso do governo federal em relação à área energética

Mozarildo aponta descaso do governo federal com município de Pacaraima (RR)

Flexa Ribeiro aponta descaso do governo federal com a área energética

César Borges diz que o governo federal menospreza a Bahia

César Borges cobra apoio do governo federal aos estados

César Borges diz que governo federal não cuida da segurança pública