César Borges cobra providências contra o caos na segurança pública na Bahia



O senador César Borges (DEM-BA) cobrou providências urgentes nesta quinta-feira (6) do governo federal e do governo da Bahia para acabar com o caos que se instalou na segurança pública no estado, especialmente na região metropolitana de Salvador. Segundo o senador, somente neste ano, os assassinatos somam 2.200, registrando um crescimento de 30% em relação ao ano de 2006.

Borges lembrou que o atual governador da Bahia, Jaques Wagner, fez duras críticas às administrações passadas durante a campanha eleitoral e prometeu soluções para a área de segurança pública.

- Mas, o que se vê agora é uma política atônita. Jaques Wagner não cumpriu a promessa de melhoria salarial e nem de modernização. O que estamos vendo é o assassinato de milhares de cidadãos inocentes com o aumento da criminalidade, decorrente da impunidade. De cada cem casos de homicídio, apenas 14 são elucidados - afirmou.

O senador disse que ocorre uma chacina a cada final de semana nos bairros populares que compõem a região metropolitana de Salvador. Ele acrescentou que os secretários da área de segurança pública não se entendem, a inteligência da polícia não funciona e as providências são inexistentes.

César Borges ainda listou algumas dezenas de nomes de pessoas assassinadas recentemente, dentre elas o servidor da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Salvador, Neilton Souza da Silveira, que, segundo a polícia, teria sido morto por outros funcionários da autarquia para que um esquema de corrupção não fosse revelado.

O senador baiano também criticou o governo federal por não ter investido o suficiente nessa área. Ele afirmou que os recurso do Fundo Nacional de Segurança Pública não foram aplicados como deveriam e que os investimentos feitos pelo governo Lula vêm diminuindo ano a ano.



06/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges cobra providências do governo da Bahia para conter onda de violência no estado

César Borges cobra providências contra aumento no número de mortes por dengue e meningite

César Borges denuncia caos na saúde na Bahia

César Borges diz que violência aumenta e leva a Bahia 'ao caos'

César Borges alerta para situação precária da segurança pública na Bahia

César Borges pede providências para o combate à dengue na Bahia