César Borges diz que violência aumenta e leva a Bahia 'ao caos'



Citando reportagem do jornal A Tarde, o senador César Borges (PR-BA) disse nesta quarta-feira (28) que a violência aumentou e lançou a Bahia no caos. Segundo o jornal, já são quase 3 mil ocorrências registradas no bairro da Pituba, em Salvador, nos quatro primeiros meses deste ano, com aumento considerável dos casos de assaltos a mão armada. Um policial civil foi morto a tiros e um professor universitário foi ferido.

Dentre os casos registrados, César Borges destacou os crimes de roubo, assalto, assassinato, furto de veículos, prostituição e tráfico de drogas. Apenas no bairro da Pituba, foram registrados 647 roubos e, no último sábado, o jornalista Washington de Souza Filho foi baleado na Rua Ceará. O jornal chegou a publicar orientações para a população se defender dos criminosos.

- Só falta dizer: 'Não saiam de casa, não façam mais nada, não andem pelas ruas da sua cidade, porque o clima é de total insegurança. A Pituba está entregue aos ladrões, aqui o pedaço é deles'. A própria polícia se sente refém porque está sendo caçada pelos bandidos. Dizem que na Bahia existe um programa chamado "Bala Para Todos" - lamentou o senador.

César Borges também protestou contra a grave crise da saúde na Bahia. Segundo ele, o problema atinge as redes hospitalares, pública e privada, onde um paciente aguarda até 30 dias numa fila por vaga em UTI. O senador informou que em 2009 426 pacientes morreram à espera de vaga nos hospitais públicos e que o Ministério Público abriu inquérito para investigar esses casos.

O senador Marco Maciel (DEM-PE) disse, em aparte, que a área da saúde é especialmente sensível, pois trata do cidadão em um momento de grande sofrimento. Quanto à questão da segurança, ele assinalou que, em comparação com outros estados, a Bahia apresenta índices muito altos de criminalidade, mas observou que a solução deve ser buscada em nível nacional. A senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN) disse que os mesmos problemas relatados por César Borges ocorrem no Rio Grande do Norte.



28/04/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges denuncia caos na saúde na Bahia

César Borges cobra providências contra o caos na segurança pública na Bahia

César Borges registra aumento da violência no estado da Bahia

César Borges cobra providências do governo da Bahia para conter onda de violência no estado

César Borges diz que caos aéreo é resultado de falta de infra-estrutura

Flexa Ribeiro: Violência leva o caos ao estado do Pará