César Borges critica avanço da Petrobras sobre novos setores



Em pronunciamento nesta terça-feira (28), em Plenário, o senador César Borges (DEM-BA) afirmou que a Petrobras vem desenvolvendo uma atividade monopolista ao exercer controle sobre setores da economia que, no passado, eram alheios à sua atividade-fim, a exploração e produção de petróleo e derivados.

César Borges destacou ainda que um avanço da empresa sobre o etanol poderá prejudicar a indústria nacional, conforme reportagem publicada neste domingo pelo jornal O Globo. Segundo o jornal, o governo estaria decidido a controlar a cadeia produtiva do álcool e dos biocombustíveis - a produção, o transporte, a exportação e a importação.

- No passado, a Petrobras abriu mão de setores como a petroquímica, participando apenas como sócia minoritária, e agora avança por esse setor, adquirindo participação de outras empresas privadas. É bom que se diga que essas empresas privadas estão sendo deslocadas, empurradas para fora do setor pelo próprio governo e da própria Petrobras. Não é porque as empresas, o setor privado, não queiram participar. Muito pelo contrário. São as limitações impostas pelo domínio da Petrobras, uma vez que ela é produtora da matéria-prima. Ela é produtora, cliente e concorrente - disse.

Ainda de acordo com a reportagem citada pelo senador, o governo estudaria mudanças na legislação do petróleo (Lei 9.478/97) e de abastecimento de combustíveis (Lei 9.847/99), com a previsão de aumento do poder e das atribuições da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que passaria a ser responsável pela regulação e autorização das atividades de produção, estocagem, distribuição, revenda, comercialização, importação e exportação de álcool. Essas propostas, segundo o jornal, seriam consolidadas por meio de projeto de lei que seria encaminhado ao Congresso em setembro.

Na avaliação de César Borges, as mudanças na legislação do petróleo e dos combustíveis podem alimentar "um grande projeto político em torno da Petrobras".

Em aparte, o senador Jefferson Péres (PDT-AM) manifestou apoio a César Borges, destacando a "luta" travada no Senado, há dez anos, por ocasião da quebra do monopólio da estatal no setor de petróleo.



28/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges: projeto sobre resíduos sólidos é um avanço, mas tem lacunas

César Borges destaca avanço das obras na Ferrovia Norte-Sul

César Borges critica o governo por números sobre investimentos

César Borges comemora novos investimentos da Ford na Bahia

César Borges classifica de "exorbitante" lucro obtido pela Petrobras em 2006

César Borges critica "modo PT de governar"