César Borges denuncia 'pistolagem' no sul da Bahia



O senador César Borges (PR-BA) denunciou em Plenário, nesta quarta-feira (4), uma série de assassinatos que já teriam feito seis vítimas na cidade de Teixeira de Freitas e arredores, no extremo sul da Bahia. De acordo com ele, os crimes, que estariam interligados, começaram com o assassinato do ex-deputado estadual Maurício Cotrim Guimarães, em 2007, na cidade de Itamaraju. No último episódio, a vítima foi a viúva do ex-parlamentar, Regina Cotrim, no dia 28 de fevereiro último.

Entre um assassinato e outro, relatou o senador, foram executados o empresário Estácio Silva Gomes, informante da Polícia Civil nas investigações do primeiro crime, e seu filho, João Paulo Gomes da Silva; Antônio Medeiros, o Alemão, apontado como executor do primeiro crime; e Paulo Pereira da Anunciação, que teria sido executado pelos mesmos pistoleiros que assassinaram Alemão.

- Dizem que há uma lista. Após esses seis assassinatos, os próximos seriam o deputado federal Uldurico Pinto (PMN-BA), que denunciou a 'pistolagem', o deputado estadual Getúlio Ubiratan, que recebeu ameaças pelo Orkut, e o bispo de Teixeira de Freitas, que denunciou os crimes em seus sermões - disse o senador.

De acordo com César Borges, Regina Cotrim teria chegado a pedir proteção policial, no que não teria sido atendida. Os deputados ameaçados, ainda segundo o senador, estariam se dirigindo ao Ministério da Justiça em busca de proteção da Polícia Federal, já que o secretário de Segurança do estado, Antonio César Fernandes, teria alegado ter medo de ir a Teixeira de Freitas.

Segundo informações do jornal Correio da Bahia, Maurício Cotrim Guimarães teria tomado empréstimos de R$ 100 mil com ciganos, em 2004, a pedido de Frei Dilson Santiago, então candidato a prefeito da cidade. O não pagamento da dívida teria provocado a execução do ex-deputado.



04/03/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges denuncia discriminação contra a Bahia

César Borges denuncia aumento de até 100% nas contas de luz na Bahia

César Borges denuncia caos na saúde na Bahia

César Borges denuncia aumento da criminalidade na Bahia

César Borges denuncia repasses irregulares de verbas públicas na Bahia

César Borges quer que CCJ investigue denúncia de terrorismo biológico na Bahia