César Borges protesta contra abandono do Pelourinho



"O preconceito contra o Pelourinho está matando emprego, o preconceito está espantando turistas, o preconceito está minando a autoestima do baiano". O comentário foi feito pelo senador César Borges (PR-BA) ao protestar contra a situação de abandono a que teria sido relegado o Centro Histórico de Salvador, mais conhecido como Pelourinho. Para reforçar suas palavras, ele leu trechos de artigo publicado pelo cantor Caetano Veloso e citou reportagem do jornal O Globo.

Sob o título "Na briga política da Bahia, Pelourinho é que sofre", o jornal do Rio de Janeiro descreve a decadência e o abandono vividos pelo Pelourinho. O governo do estado negou a O Globo qualquer tentativa de sepultar o Centro Histórico, que passou por um grande processo de revitalização durante o governo Antonio Carlos Magalhães (1990-1994). Já o artigo assinado por Caetano, publicado no mesmo jornal, denuncia o abandono a que foi relegado aquele que é um dos principais cartões postais de Salvador.

- Se os petistas radicais do governo baiano realmente se ressentem do legado de Antonio Carlos Magalhães, e abandonam o Pelourinho em resposta a este legado, eles não estão prejudicando ACM. Estão prejudicando a Bahia. Por isso, o preconceito contra os empresários, trabalhadores e moradores do Pelourinho não pode ter origem na burrice ideológica. O PT não poderia ficar contra a Bahia mais uma vez, como ficou na votação da Ford e em outros episódios - afirmou César Borges.

O senador pela Bahia lembrou que a revitalização do Pelourinho não foi apenas física. Os trabalhos incluíram também a revitalização cultural, econômica e ações de segurança pública. Matéria do jornal A Tarde, com o título "Insegurança no Pelourinho esvazia Hotel do Carmo", lida por César Borges, cita a insegurança como causa para que a ocupação dos hotéis no Centro Histórico tenha caído abaixo de 50%.



11/05/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges protesta contra propaganda do PT da Bahia

César Borges protesta contra excesso de medidas provisórias

César Borges protesta contra aumento de criminalidade na Bahia

César Borges protesta contra redução de valores do Fundef

César Borges protesta contra propaganda do governo da Bahia

César Borges protesta contra reação de Chávez à moção do Senado