César Borges protesta contra reação de Chávez à moção do Senado



"Na Venezuela, as instituições democráticas, lamentavelmente, estão sendo a cada dia vilipendiadas". Ao opinar sobre um suposto retrocesso político que estaria ocorrendo na Venezuela, o senador César Borges (DEM-BA) protestou contra a reação do presidente Hugo Chávez diante da moção aprovada pelo Senado pedindo a revisão da decisão de não renovar a concessão de funcionamento do canal de televisão RCTV.

Na avaliação do senador, a moção proposta pelo senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) e aprovada pela Comissão de Relações Exteriores e pelo Plenário foi "elegante e correta". Por outro lado, ele classificou de "um ataque lamentável" a resposta de Hugo Chávez, que, em cadeia de rádio e televisão, teria dito que o Senado do Brasil "age como um papagaio do Congresso americano".

- Vimos Hitler utilizar a democracia para implantar uma ditadura tenebrosa na Alemanha. Stalin, na União Soviética, da mesma forma. Muito jovem, vi Fidel Castro ascender ao poder em Cuba e hoje ele é o ditador mais antigo do mundo. Hoje não tenho dúvida que o seu amigo Hugo Chávez está trabalhando para ser o presidente perpétuo da Venezuela - afirmou César Borges.

Vários fatos que estariam ocorrendo na Venezuela comprovariam a tese de que aquele país está com suas instituições comprometidas. César Borges citou, como exemplos, as ameaças de morte a jornalistas, a implantação de uma lei da mordaça, devassa fiscal em veículos de comunicação não alinhados com o governo, domínio do Executivo sobre a instância máxima do Judiciário e a intervenção de Chávez nas eleições presidenciais de diversos países vizinhos.

04/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges protesta contra abandono do Pelourinho

César Borges protesta contra propaganda do PT da Bahia

César Borges protesta contra excesso de medidas provisórias

César Borges protesta contra aumento de criminalidade na Bahia

César Borges protesta contra redução de valores do Fundef

César Borges protesta contra propaganda do governo da Bahia