César Borges saúda início das obras do Gasene



O senador César Borges (PR-BA) anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará em Salvador, na sexta-feira (9), a primeira soldagem do Gasoduto de Interligação Sudeste Nordeste (Gasene), simbolizando o início de suas obras. O parlamentar afirmou que o projeto já está pronto, os terrenos estão disponíveis e as empresas, contratadas. A obra é orçada em R$ 600 milhões.

César Borges disse que ia à tribuna por um "ato de justiça", uma vez que sempre foi um defensor da obra, "um marco na matriz energética da Bahia". Lembrou que o estado tem a quarta maior população e a quarta maior extensão territorial do Brasil, sendo a sexta economia entre os estados. Assim, seria merecedor de maior atenção em relação a sua infra-estrutura, com "obras que possam ter efeitos multiplicadores".

Em aparte, o senador Gerson Camata (PMDB-ES) afirmou que, com o avanço da produção de gás no Espírito Santo, será o gás capixaba - e não o fluminense, como previa o projeto original do Gasene - que irá abastecer o mercado baiano.

O representante da Bahia também informou que Lula irá no mesmo dia a Ilhéus anunciar medidas para a recuperação da lavoura cacaueira. Mesmo sem obter informações sobre essas medidas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, César Borges sugeriu que as mesmas contemplem a completa renegociação das dívidas dos produtores e recursos novos para o setor, que ainda é essencial à Bahia.

Por fim, o senador destacou a participação da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (7), em audiência pública da Comissão de Serviços de Infra-Estrutura (CI) para debater o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Para César Borges, o grande mérito do PAC é retomar o planejamento de longo prazo para a infra-estrutura necessária ao crescimento do país.

César Borges defendeu a inclusão, no PAC, de obras na Bahia. Como sugestão, citou a duplicação das rodovias BRs 101 e 116 e a recuperação da BR-324; a ligação ferroviária do oeste baiano - cuja exportação de grãos já monta a sete milhões de toneladas anuais - a um porto na Bahia; e projetos de irrigação.



07/05/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges saúda os 461 anos de Salvador

César Borges anuncia início da investigação no caso de sabotagem biológica

César Borges lamenta início da transposição enquanto projetos de irrigação ficam parados

César Borges saúda decreto que regulamenta comercialização de energia entre a Chesf e empresas do setor

César Borges destaca avanço das obras na Ferrovia Norte-Sul

César Borges cobra verbas para obras no Rio São Francisco