César Borges saúda os 461 anos de Salvador
Em pronunciamento nesta terça-feira (29), o senador Cesar Borges (PR-BA) saudou os 461 anos de fundação de Salvador, completados nesta data, observando que a cidade, criada em 1549 para ser a sede do império português nas Américas, precisa hoje de um "choque urbanístico" para enfrentar os problemas decorrentes do excessivo crescimento demográfico.
Cesar Borges disse que Salvador conta hoje com aproximadamente 3 milhões de habitantes, sendo a cidade mais populosa do Nordeste, a terceira do Brasil e a oitava da América Latina. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), afirmou o senador, o Produto Interno Bruto (PIB) local vem crescendo e atingiu R$ 27 bilhões em 2007, tornando-a a 11ª cidade mais rica do Brasil.
No entanto, afirmou Cesar Borges, a arrecadação do município de Salvador não acompanhou o crescimento local, o que coloca a capital baiana nas últimas posições quando se avalia o PIB per capita. Segundo o senador, Salvador "mais do que nunca" precisa do apoio do governo federal e do governo da Bahia para a expansão de sua infraestrutura, tendo em vista que o município não tem recursos próprios para atender as carências da população.
Ao se referir aos primórdios da capital baiana, César Borges disse que Salvador era uma espécie de "Brasília do século XVI", tendo sua construção planejada em Lisboa. A cidade abrigou a sede do império português até 1763, reunindo os povos que contribuiriam para a formação da população brasileira, entre eles os indígenas, os europeus - sobretudo os portugueses - e os africanos, oriundos principalmente da região do Golfo de Benin, na África.
Em aparte, o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) parabenizou Cesar Borges e o povo baiano pela passagem do aniversário de Salvador.
Gasene
Em seu discurso, Cesar Borges destacou ainda a visita que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ao interior da Bahia na última sexta-feira (26). Em Itabuna, Lula participou da inauguração do Gasene, o gasoduto que quando concluído ligará a região Sudeste ao Nordeste e será o maior do país, com 1.387 quilômetros de extensão.
Ainda no mesmo dia, em Ilhéus, Lula autorizou a construção da Ferrovia Oeste-Leste, que terá 1.527 quilômetros e será de fundamental importância para o escoamento da produção agrícola da região.
29/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
César Borges cobra modernização do Porto de Salvador
César Borges defende ampliação do Porto de Salvador
César Borges diz que o 'banditismo tomou conta de Salvador'
César Borges critica gestão municipal de Salvador
César Borges critica gestão municipal de Salvador
César Borges denuncia que PT está chantageando prefeito de Salvador