César Borges anuncia início da investigação no caso de sabotagem biológica



O senador César Borges (PFL-BA) informou que a delegada federal de Ilhéus, Denise de Oliveira Cavalcanti, foi designada pela Polícia Federal para presidir o inquérito aberto para investigar a denúncia de que a praga da vassoura-de-bruxa, que atacou a lavoura cacaueira baiana, foi um ato de sabotagem biológica realizado por filiados ao PT. Ele lembrou que na semana passada, acompanhado pelos senadores Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) e Rodolpho Tourinho (PFL-BA), visitou Thomaz Bastos para pedir uma investigação detalhada do caso.

A revista Veja de 21 de junho publicou reportagem segundo a qual o técnico em administração Luiz Henrique Franco Timóteo teria confessado que, na companhia de cinco militantes petistas, teria sabotado plantações de cacau na Bahia com ramos infectados da praga vassoura-de-bruxa. Na época, 1989, Franco Timóteo era filiado ao PDT. Os envolvidos eram funcionários da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), do Ministério da Agricultura.

- Esse terrorismo biológico foi um ato criminoso que trouxe um prejuízo incalculável. Se economicamente a lavoura cacaueira não mais representa uma grande fonte de arrecadação estadual, com certeza ela é uma atividade significativa na geração de empregos - afirmou César Borges.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) pediu à Comissão de Agricultura do Senado que investigue o caso. Ele antecipou que, se aquela comissão não fizer isso, ele, como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), proporá a criação de uma subcomissão no âmbito da CCJ para tratar do assunto.

28/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


César Borges pede que PF ouça indiciados no caso de sabotagem da lavoura de cacau na Bahia

César Borges saúda início das obras do Gasene

César Borges lamenta início da transposição enquanto projetos de irrigação ficam parados

César Borges anuncia adesão à CPI Waldomiro Diniz

César Borges anuncia retirada do projeto que alterava lei eleitoral

César Borges anuncia 'dia de luta' dos municípios por mais recursos