César Borges: surto de meningite na Bahia já matou 33 pessoas



O número de mortes causadas pela meningite, em Salvador, cresceu 50% este ano. Em toda a Bahia, o aumento foi de 27%, atingindo um total de 33 óbitos no estado. Foi o que informou o senador César Borges (PR-BA) durante pronunciamento em Plenário nesta terça-feira (27).

- E os casos são de meningite meningocócica, que é um tipo muito grave, embora tenha cura - ressaltou ele, acrescentando que "essa doença está nas manchetes dos jornais baianos de hoje [terça]".

Segundo César Borges, a meningite também fez vítimas na cidade turística de Porto Seguro, onde quatro pessoas morreram. Ele solicitou que o governo federal, por meio do Ministério da Saúde, adote providências.

- O que acontece com a saúde na Bahia? - questionou ele, acrescentando que "falta ação por parte dos responsáveis" (referindo-se ao governo do estado).

Municípios

No mesmo discurso, César Borges solicitou que tanto o governo estadual quanto o federal auxiliem os municípios baianos, "que vivem um momento difícil" devido à queda na arrecadação.

- Pode ocorrer perdas de postos de trabalho. A população poderá ficar desassistida - alertou ele.

Em aparte, o senador Antonio Carlos Júnior (DEM-BA) disse que a redução das receitas das prefeituras foi provocada não apenas pela crise financeira internacional, "mas também pela ineficiência da máquina fazendária do estado, que foi dominada pelo partido do governador, o PT".

César Borges destacou que, na última sexta-feira (23), vários prefeitos baianos participaram de uma mobilização para reivindicar medidas dos governos estadual e federal de socorro aos municípios.



27/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Bahia confirma surto de meningite tipo C

Meningite tipo C mata duas pessoas na Bahia

César Borges cobra providências contra aumento no número de mortes por dengue e meningite

Salvador está em alerta por causa de suspeita de surto de meningite

César Borges: a Bahia, sim, faz espetáculo do crescimento

César Borges denuncia 'pistolagem' no sul da Bahia