Cetesb: Companhia realiza inventário de poluição veicular



Serão utilizados 12 ônibus, 12 peruas ou caminhonetes e 16 caminhões

A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB – vai realizar o primeiro inventário da frota a diesel, com valores de emissão de gases obtidos a partir da observação e medição reais da frota de veículos pesados em circulação, que vão resultar em um levantamento inédito no país, realizado com o apoio da Fundação Hewlett e o Instituto de Sistemas Sustentáveis. A parceria com as instituições norte-americanas faz parte do levantamento internacional, já realizado em diferentes regiões metropolitanas que têm em comum excesso de veículos em circulação e problemas na qualidade do ar, como é o caso de Los Angeles, Santiago do Chile, Cidade do México, Lima ou Nairobi. Os resultados servem como insumo para aplicação do International Vehicle Emission Model (IVE), para padronizar os levantamentos sobre emissões e estabelecer parâmetros para o controle das emissões veiculares.

O levantamento em São Paulo terá início nesta segunda-feira, dia 6 de março e deve se estender até 17 de março, período em que serão realizadas medições dos fatores de emissões reais em 40 veículos com motores diesel, circulando em diferentes situações do trânsito. O monitoramento inclui o Monóxido de Carbono (CO), Hidrocarbonetos (HC), Oxidos de Nitrogênio (NOx) e Material Participado (MP), substâncias que podem ter efeitos tóxicos ou que contribuem para o efeito estufa.

Para registrar as emissões em condições cotidianas do tráfego, serão utilizados 12 ônibus, 12 peruas ou caminhonetes e 16 caminhões, escolhidos segundo critérios que refletem o perfil tecnológico da frota em circulação.

A atividade faz parte do projeto iniciado há dois anos, quando foi feita amostra dos veículos leves que circulam pelas ruas da Capital e Região Metropolitana de São Paulo, que abriga cerca de 25% da frota nacional, ou aproximadamente 7 milhões de unidades.

O levantamento da frota a álcool ou gasolina foi feita em duas etapas – abril e dezembro de 2004, que envolveram diferentes fases. As medições incluíram veículos particulares, táxis e motos, que foram equipados com sistema de rastreamento por satélite (GPS), medidores acoplados no tubo de escapamento, entre outros. Os equipamentos instalados nos diversos veículos utilizados no levantamento tem como objetivo avaliar indicadores como idade e tecnologia dos veículos, condições de tráfego, quantidade de acionamento

03/06/2006


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