Cetesb: Convênio permite elaboração de modelo matemático para aperfeiçoar manejo da Billings



Acordo foi assinado nesta segunda-feira, dia 13

A  Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - CETESB, por intermédio de seu presidente, Rubens Lara, e de seu diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental, Lineu Bassoi, o Município de São Bernardo do Campo, representado pelo prefeito William Dib e pelo secretário municipal de Planejamento e Tecnologia da Informação, Hiroyuki Minami, e a Agência Internacional de Cooperação do Japão - JICA, representada por Ikuo Miwa, assinaram nesta segunda-feira, 13, um termo de cooperação para o desenvolvimento de um modelo matemático destinado ao manejo da qualidade das águas da Represa Billings e do Braço do Rio Grande, possibilitando, por meio de um conjunto de equações, a simulação dos processos que ocorrem dentro dos corpos d'água.

A assinatura do convênio, que está se concretizando no âmbito do projeto “Estudo sobre o Plano Integrado de Melhoramento Ambiental na Área de Mananciais da Represa Billings no Município de São Bernardo do Campo”, ocorreu na sede da prefeitura e contou, ainda, com a presença do vice-prefeito, José Roberto de Melo.

De acordo com Lara, o modelo matemático “vai contribuir para o aprimoramento do monitoramento das águas da Represa Billings e para o planejamento das ações de controle de poluição nesse manancial”. O presidente da CETESB, lembrou que a parceria com a JICA tem sido proveitosa, possibilitando a ida de diversos técnicos da agência ambiental paulista para participar de cursos no Japão, especialmente na área de efluentes líquidos.

No acordo assinado hoje, caberá à CETESB, entre outras incumbências, articular o Grupo Técnico de Modelagem Matemática, composto pelas instituições gestoras da qualidade dos recursos hídricos na Região Metropolitana de São Paulo, como o Departamento de Águas e Energia Elétrica - DAEE, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, Apply Energy System - AES-Tietê e Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.

O município, entre outras tarefas, ficará responsável pelos trabalhos de campo requeridos pelas atividades do projeto, além de compilar e organizar os dados no formato necessário à modelagem matemática. Conforme o termo de cooperação, os trabalhos de modelagem deverão estar concluídos até 30 de junho deste ano. Está prevista, ainda, a realização de dois seminários técnicos.

Visitas

Antes de cumprir o compromisso na sede da Prefeitura de São Bernardo do Campo, o presidente Lara esteve visitando, hoje, duas unidades da companhia na região do ABC.

Esteve, primeiro, na Agência Ambiental de Santo André, na Avenida Higienópolis, 177, onde foi recepcionado pelo seu gerente, Luiz Antonio Brun, e pelos outros funcionários da unidade. Depois, seguiu para o Setor de Atendimento Avançado da CETESB, no Poupatempo de São Bernardo do Campo, na Rua Nicolau Filizola, 100, onde foi recebido pelo gerente do setor, Antônio Celso Barbosa Barroso.

Assessoria de imprensa da C

02/13/2006


Artigos Relacionados


Meio Ambiente: Convênio permite elaboração de modelo matemático para aperfeiçoar manejo da Billings

Meio Ambiente: Agência japonesa apóia ação para manejo da qualidade das águas na Billings

Modelo matemático combate proliferação de mosquito da dengue

Mosquito transmissor da dengue pode ser combatido com modelo matemático

Convênio de cooperação entre Brasil e França vai aperfeiçoar transporte ferroviário

Paulo Octávio critica modelo de elaboração do Orçamento da União