CFC debate contratos do setor de telefonia fixa



Os aumentos previstos nos contratos das concessionárias de serviços de telefonia fixa poderão ser fiscalizados pela Comissão de Fiscalização e Controle (CFC). O senador Ney Suassuna (PMDB-PB), que preside a comissão, disse à Agência Senado, nesta quarta-feira (26), que é preciso haver alguma -adaptação- nos contratos decorrentes da desestatização do setor, -por ser um tipo de prestação de serviço novo para nós brasileiros-.

Dessa forma, o senador compartilhou das preocupações do ministro das Comunicações, Miro Teixeira, que anunciou nesta terça-feira (25) a disposição do governo de rever o índice de correção desses contratos, o Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna (IGP-DI), como alternativa para limitar os reajustes tarifários dos serviços de telefonia fixa previstos para junho e julho deste ano. Pelos cálculos do ministério, os reajustes poderiam variar entre 31% e 34%, considerados inadmissíveis pelo ministro.

Suassuna espera que na próxima reunião da CFC, agendada para o dia 12 de março, algum integrante da comissão apresente um requerimento de informações sobre esse assunto, seguindo iniciativa semelhante à adotada para verificar as crises dos setores elétrico e habitacional, com quatro pedidos a serem encaminhados a autoridades do governo.

O senador explicou que a CFC tem por incumbência a fiscalização e o controle dos recursos federais. Ele salientou, no final da reunião da CFC desta quarta, que se alguém tiver conhecimento de desvios de dinheiro da União poderá escrever, encaminhando a sua denúncia para a comissão no Senado Federal, na Esplanada dos Ministérios. -Se tiver substância, nós iremos fazer a fiscalização-, afirmou Suassuna. O senador informou que a CFC tem 240 processos para examinar. Destes, 200 já foram distribuídos aos integrantes da comissão.




26/02/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Anatel publica extratos dos contratos de concessão da telefonia fixa

Anatel prorroga contratos e metas de telefonia fixa para junho

Anatel autoriza reajuste da telefonia fixa

CAE DEBATERÁ SITUAÇÃO DA TELEFONIA FIXA NO BRASIL

Banco da Amazônia investe em projeto de telefonia fixa

Valores dos planos básicos de telefonia fixa são reajustados