CFC ouve delegado federal que investigou remessa ilegal de dólares



A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) realiza audiência pública nesta quarta-feira (21) para ouvir o delegado da Polícia Federal José Francisco de Castilho Neto e o perito federal Renato Barbosa sobre a situação atual das investigações relativas a remessas ilegais de divisas ao exterior via contas CC-5 na agência do Banco do Estado do Paraná (Banestado) de Nova York. O convite aos dois policiais resultou de requerimento apresentado pela senadora Ideli Salvatti (PT-SC).

Em reunião da comissão na última quinta-feira (15), a senadora também propôs o nome de João Marques Brandão Neto, procurador da República em Blumenau (SC), para que preste esclarecimentos sobre investigações relativas à saída ilegal de dólares do país. Ela informou que o procurador está investigando remessas ilegais de dólares que não teriam sido feitas via conta CC-5.

Ideli Salvatti lembrou que, quando levou à CFC a questão da remessa ilegal de divisas ao exterior por meio de contas CC-5, pretendia -colocar, de forma mais pública, a evasão monstruosa de divisas que envolve dinheiro vinculado a diferentes modalidades de crime-. Ela disse que, se o dinheiro fosse legal, não seria necessário um esquema envolvendo doleiros, -laranjas- e contas CC-5 por uma infinidade de bancos.

Na mesma reunião do dia 15, a CFC também decidiu solicitar à Secretaria da Receita Federal a criação de um grupo de, no mínimo, 30 auditores fiscais, para investigar a sonegação tributária pelo Banestado.



16/05/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado poderá instalar CPI para investigar remessa ilegal de dólares

CPI das ONGs apurou remessa ilegal de dinheiro

Ex-gerente do Banestado revela detalhes de remessa irregular de dólares para o exterior

BC revela esquema de remessa ilegal de recursos em Foz do Iguaçu

Crivella diz que já foi inocentado pelo STF da acusação de remessa ilegal ao exterior

Crivella diz que já foi inocentado pelo STF da acusação de remessa ilegal ao exterior