CFC vai ouvir Palocci sobre o escândalo na Receita Federal



A Comissão de Fiscalização e Controle (CFC) aprovou, nesta quarta-feira (15), requerimentos de quatro senadores convidando o ministro da Fazenda, Antônio Palocci, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, o corregedor-geral da Receita, Moacir Leão e os auditores Sandro Martins e Paulo Baltazar Carneiro para prestarem esclarecimentos sobre recentes denúncias envolvendo suspeita de corrupção no órgão. A audiência poderá ser realizada no próximo dia 29.

Os requerimentos aprovados são de autoria dos senadores Arthur Virgílio (PSDB-AM), Ney Suassuna (PMDB-PB), Heloísa Helena (PT-AL) e Ideli Salvatti (PT-SC).

Divulgadas há duas semanas pela imprensa, as denúncias referem-se a investigações feitas pela Polícia Federal (PF) que apontam uma fraude de R$ 1 bilhão envolvendo funcionários da Receita e do INSS, advogados e despachantes do Rio de Janeiro. Segundo a PF, os envolvidos montaram um esquema para eliminação de dívidas de empresas com os dois órgãos. A investigação, que também está sendo feita pela Receita, provocou um atrito entre o secretário Rachid e o corregedor-geral.

As denúncias repercutiram no Senado e provocaram um debate no Plenário nesta terça-feira. Nos requerimentos aprovados na CFC, os senadores são unânimes em dizer que o assunto é grave e exige uma rigorosa apuração. Para o líder do PSDB, Arthur Virgílio, as acusações comprometem a credibilidade da Receita Federal. Já a senadora Heloísa Helena, mostra-se preocupada com os atritos envolvendo altos funcionário do órgão.

Bacabal

Na mesma reunião, a CFC aprovou proposta do senador João Alberto Souza (PMDB-MA), solicitando abertura de processo de fiscalização e controle contra o prefeito de Bacabal (MA), José Vieira Lins, e o secretário de Saúde do município, por suposta improbidade administrativa.

O relator da matéria, senador Luiz Otávio (PMDB-PA), apresentou um plano de trabalho destinado a facilitar as investigações, incluindo a designação, pelo presidente da CFC, senador Suassuna, de um servidor do Senado para dirigir o grupo responsável pela auditoria e pela perícia.



15/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Jefferson quer convocação de Palocci para explicar crise na Receita Federal

Arthur Virgílio propõe convocação de Palocci para explicar denúncias envolvendo Receita Federal

Relator não vê necessidade da CPI ouvir ex-secretária da Receita Federal

COMISSÃO DE ORÇAMENTOS QUER OUVIR SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL

Começa reunião da CPI da Petrobras para ouvir atual secretário da Receita Federal

CPI da Petrobras deve ouvir secretario da Receita Federal na próxima terça-feira