CGU conclui prestação de contas do presidente da República de 2010
A Controladoria-Geral da União (CGU) concluiu os trabalhos de organização e edição da Prestação de Contas do Presidente da República (PCPR) referente ao ano de 2010. O documento foi enviado no último dia 28 à Casa Civil para posterior encaminhamento ao Congresso Nacional, como determina a Constituição Federal.
A Prestação de Contas Presidencial é formada pelo Relatório da Atuação Governamental e pelo Balanço Geral da União, sendo que todas as informações, consolidadas pela CGU, são provenientes de diversos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal, e representam a síntese do desempenho governamental.
Para a CGU, o documento possibilita aos cidadãos e instituições da sociedade a oportunidade de consultarem os gastos e realizações governamentais.
Assim como ocorreu em relação ao exercício de 2009, considerando o processo de reestruturação da prestação de contas, o Relatório da Atuação Governamental deu destaque aos principais resultados da atuação do governo com foco nas informações por Função Governamental, o que evita uma percepção fragmentada por entidade.
O documento evidencia também as ações implementadas com vistas a reduzir as desigualdades regionais; a execução das ações prioritárias na Lei de Diretrizes Orçamentárias; a dívida ativa e outras consideradas essenciais em cada órgão.
Contempla, ainda, aspectos variados da atuação governamental do Poder Executivo Federal no exercício de 2010, como: a política econômico-financeira do Governo Federal; a administração e execução dos orçamentos fiscal e da seguridade social; a execução do orçamento de investimento – Empresas Estatais; as providências adotadas em relação às recomendações do Tribunal de Contas da União referentes ao exercício anterior; e a análise dos principais aspectos do Balanço Geral da União.
Balanço
O Balanço Geral da União, por sua vez, foi elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional, órgão do Ministério da Fazenda, e contempla a execução e a análise dos Orçamentos Fiscal e da Seguridade Social, materializada nos balanços orçamentário, financeiro, patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais. Esses dados foram extraídos do Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal (Siafi) e, ainda, nos demonstrativos sobre a autorização e execução da receita e despesa pública.
Segundo a CGU, como orienta a legislação brasileira, a Prestação de Contas ficará disponível a qualquer cidadão no site da CGU, bem como, em meio impresso, na Controladoria-Geral da União, na Secretaria do Tesouro Nacional, no Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais e em outras instituições públicas, como bibliotecas e universidades, de forma que os cidadãos possam ter acesso às contas do governo.
Para a controladoria, um aspecto de destaque no exercício de 2010 foi a forte recuperação do crescimento da economia brasileira. Uma das justificativas, segundo o relatório da Secretaria de Política Econômica (SPE), seria o sucesso das medidas anticíclicas que foram adotadas pelo governo para enfrentar a crise de 2008/2009.
Fonte:
CGU
07/04/2011 19:44
Artigos Relacionados
Teleconferência orienta gestores do Bolsa Família sobre prestação de contas de 2010
Proposta de Suplicy de prestação de contas em tempo real tem apoio da presidente do TSE
CMO APRECIA AMANHÃ (DIA 11 ) CONTAS DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA
Apreciação de contas do presidente da República pelo TCU será reexaminada na CCJ
Prestação de contas
Prestação de contas sob suspeita