CGU inicia trabalhos de auditoria no Departamento Nacional de Trânsito



Uma equipe de auditoria designada pelo ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), Jorge Hage, para apurar denúncias de supostas irregularidades ocorridas no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão vinculado ao Ministério das Cidades, já começou a trabalhar e a fazer o levantamento de informações necessárias.

Na última terça-feira (20), mesmo dia em que foi instaurada a auditoria especial, a equipe foi formalmente apresentada ao diretor do Denatran, Júlio Arcoverde, dando início aos trabalhos de campo. Na oportunidade, também foi realizada reunião com o corpo técnico do departamento, para conhecimento das rotinas internas e a apresentação aos agentes envolvidos no processo.

A equipe, composta por três analistas da CGU, entregou a primeira solicitação de auditoria, na qual é requerida a disponibilização do fluxo de análise de processos de credenciamento de empresas de vistoria e inspeção veicular, assim como a base de dados com todos os pedidos de credenciamento recebidos pelo Denatran, a partir de 2009, contendo a razão social e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) das empresas e as datas referentes à formalização dos pedidos, à conclusão das análises e à aprovação ou indicativos de pendências.

O escopo dos trabalhos abrange em torno de 2 mil processos de empresas credenciadas para os procedimentos de vistoria e inspeção veicular, além de análise de dados e de informações constantes dos sistemas de controle do referido departamento.

Denúncia

Segundo reportagem da revista “Isto é”, o assessor especial do Denatran Gil Pierre Benedito Herck teria beneficiado empresas de vistoria automotiva. Herck é ex-presidente da Associação Nacional das Empresas de Perícias e Inspeção Veicular (Anpevi) e, de acordo com a reportagem, teria beneficiado a entidade e alguns de seus integrantes – incluindo ex-sócios dele – ao acelerar autorizações de credenciamento de algumas empresas junto ao Denatran.

A portaria que designa os auditores responsáveis pela investigação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 21 de dezembro e estabelece prazo até 29 de fevereiro de 2012 para a conclusão dos trabalhos. A auditoria terá foco nos processos de credenciamento de empresas de vistoria e inspeção veicular, no âmbito do Denatran, e, se necessário, em outros órgãos ou entidades com atribuições relacionadas à matéria.

 

Fonte:
CGU



26/12/2011 13:56


Artigos Relacionados


Departamento inicia ações de ampliação de capacidade da BR-163/SC

Prêmio de Educação no Trânsito reconhece 39 trabalhos de educadores e jovens brasileiros

Departamento Penitenciário Nacional vai reaparelhar escolas de gestão penitenciária dos estados

Aprovada criação de funções comissionadas no Departamento Nacional de Produção Mineral

PM inicia Policiamento de Trânsito na Capital

CPI da Terra inicia os trabalhos