Chanceleres da Argentina e do Brasil defendem participação de Cuba na Cúpula das Américas



A participação de Cuba na Cúpula das Américas, prevista para abril na Colômbia, foi defendida pelos ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Argentina, Héctor Timermam, durante reunião na capital paulista, na terça-feira (13).

“Creio que esta tem que ser a última Cúpula das Américas em que Cuba não participe. Esta é uma posição que vamos defender”, disse Timermam. Segundo ele, vários países já têm defendido a mesma posição. “Cuba precisa ser parte da Cúpula das Américas para que esta seja, finalmente, a Cúpula das Américas”, completou. Para Patriota, essa situação já se prolongou “para além do que seria considerado razoável”.

Além da questão envolvendo Cuba, os dois ministros também falaram sobre as Ilhas Malvinas. Recentemente, Timerman acusou a Grã-Bretanha às Nações Unidas de enviar armas nucleares para as Ilhas Malvinas e de manter no arquipélago um sistema militar de controle do Atlântico Sul.

“Hoje conversamos sobre a preocupação [que temos] de que uma potência extrarregional se negue a informar se está introduzindo armas nucleares na região”, disse Timerman. Esse tema, segundo o ministro argentino, será levado para a próxima reunião da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, que será realizada em Montevidéu, no Uruguai. “Reafirmei [a Timerman] o apoio firme e inequívoco do Brasil – e da região como um todo – à reivindicação argentina sobre a soberania das Ilhas Malvinas”, disse Patriota.

O encontro vai reunir o Brasil, Uruguai e a Argentina, além da possibilidade da presença de países africanos do Atlântico Sul. “Estamos seguros de que todos os países da Zona de Paz vão apoiar a proposta Argentina”, declarou Timerman.

Além desses temas, os dois chanceleres também conversaram sobre a visita de técnicos argentinos à Base de Alcântara, no Maranhão, na quinta-feira (15), as retomadas das visitas bilaterais e a ideia de reativação dos mecanismos de monitoramento comercial entre os dois países, o que incluiria a indústria automotiva.

 

Fonte:
Agência Brasil



14/03/2012 15:55


Artigos Relacionados


Comissão aprova moção de apoio à inclusão de Cuba na Cúpula das Américas

Brasil participa da 4ª Cúpula das Américas na Colômbia

Brasil e Estados Unidos são destaque em debates da VI Cúpula das Américas

FRANCELINO PREVÊ VITÓRIA DOS PAÍSES DO MERCOSUL E DO BRASIL NA 2ª CÚPULA DAS AMÉRICAS EM SANTIAGO

Bolsistas defendem Brasil no mundial de pentatlo moderno na Argentina

Hugo Napoleão faz seu relato da 3ª Cúpula das Américas