Chefe da Marinha norte-americana cancela visita a Brasília, e homenagem é transferida para o Rio



A visita do chefe de Operações Navais da Marinha dos Estados Unidos (EUA), almirante Gary Roughead, a Brasília, prevista para esta segunda-feira (8), foi cancelada por causa da queda de um helicóptero no Afeganistão, que resultou na morte de 30 soldados norte-americanos. Vinte e dois deles pertenciam ao Seal Team – equipe que ganhou fama mundial por ter participado do ataque que matou Osama Bin Laden.

De acordo com a Embaixada dos EUA, Roughead teve de participar da cerimônia de honras fúnebres dos soldados e, por isso, cancelou a vinda a Brasília, onde se encontaria com o comando naval brasileiro para  receber a medalha Ordem do Mérito Naval.

O evento será transferido para as próximas terça ou quarta-feira no Rio de Janeiro. Após a homenagem, o militar norte-americano concederá uma entrevista coletiva, informou a Embaixada dos EUA.

Na pauta de conversas entre Roughead e autoridades brasileiras estão temas relativos à cooperação bilateral entre os dois países em áreas de interesse comum como segurança marítima e segurança de eventos internacionais como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos.

Em nota, a embaixada dos EUA manifestou interesse em continuar a “dar alta prioridade ao seu relacionamento com o Brasil”. E considera, ainda, que “a cooperação na área marítima é um importante componente”.


Fonte:
Agência Brasil



08/08/2011 17:15


Artigos Relacionados


Aprovada declaração que considera inoportuna reativação da Quarta Frota da Marinha norte-americana

Entidade norte-americana visita reserva no Acre

Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana

Sede da ANP poderá ser transferida para Brasília

Homenagem ao jornal Estado de Minas é transferida para 10 de abril

Para Ademir, FHC, "menino bom", caiu na "malandragem" norte-americana