Para Ademir, FHC, "menino bom", caiu na "malandragem" norte-americana



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) recorreu a dados sobre as relações comerciais entre Brasil e Estados Unidos para criticar o governo de Fernando Henrique Cardoso, chamado por ele de -menino bom- que acreditou no -esperto- discurso liberal norte-americano.

Segundo Ademir, os resultados da política de abertura comercial promovida pelo governo brasileiro teriam invertido a auto-avaliação nacional de que o brasileiro -é esperto, desembaraçado, safo. Pelo jeito, os Estados Unidos estão nos dando verdadeira aula de malandragem-.

- Tudo em troca de um bom lugar na mesa da cozinha adjacente à sala onde se realiza o banquete entre as potências hegemônicas - observou o senador.

Com base em dados do Ministério das Relações Exteriores, Ademir ressaltou que as tarifas de importação dos Estados Unidos para os 20 produtos mais exportados pelo Brasil em 2001 atingiram média de 39,1%, contra uma média de 12,9% praticados pelo Brasil sobre os 20 produtos mais exportados pelos norte-americanos.

Há produtos brasileiros que são tributados em até 350%, como o fumo. O suco de laranja atinge 61%, e o açúcar refinado, 166%, enquanto a maior tarifa de importação registrada sobre produto norte-americano é de 35%, acrescentou o senador.

- Completamos mais de uma década com dificuldades na balança comercial, de seguidos déficits, de dependência dos capitais estrangeiros para fechar o balanço de pagamentos, de vulnerabilidade e de incerteza. Vendendo pouco aos outros e sofrendo todo tipo de barreiras, enquanto nos abrimos mais e mais às mercadorias estrangeiras. Bom para outros, ruim para nós, na medida em que mantemos enormes déficits no comércio bilateral com os Estados Unidos - avaliou o senador.



18/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fatec Americana organiza 4ª edição do Programa de Imersão na Língua Inglesa e na Cultura Norte-Americana

Delegação norte-americana discute parcerias para legado pós Copa

Brasil só perde para China em expansão de investimento na dívida norte-americana

Chefe da Marinha norte-americana cancela visita a Brasília, e homenagem é transferida para o Rio

Capes assina acordo de intenções para programa de bolsas com empresa norte americana

ADEMIR QUER INFORMAÇÕES SOBRE EMPRÉSTIMOS PARA A REGIÃO NORTE