Chega ao Senado MP que reestrutura os Correios e provocou polêmica na Câmara



O presidente do Senado, José Sarney, comunicou ao Plenário nesta quarta-feira (24) a entrada na pauta de votações do Projeto de Lei de Conversão (PLV) nº 21/11 que, entre outras disposições, aumenta a área de atuação da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). O PLV é oriundo da Medida Provisória 532/11, tendo a Câmara dos Deputados concluído sua votação na noite desta terça-feira (23), sob protestos de funcionários dos Correios.

VEJA MAIS

O PLV altera o Decreto-Lei 509/69, que criou a ECT, permitindo que a empresa pública possa constituir subsidiárias e adquirir o controle ou participação acionária em sociedades empresariais já estabelecidas. A oposição tentou retirar da matéria esses dois pontos por meio de um destaque, mas foi derrotada no plenário da Câmara. O texto aprovado na Câmara também permite que a ECT explore serviços de logística integrada, financeiros e postais eletrônicos. A proposta também cria órgãos na estrutura da empresa: Assembleia Geral, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal.

Etanol

Além disso, o PLV 21/11 atribui à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) a fiscalização e a regulamentação do setor produtivo do etanol, antes considerado um subproduto agrícola.

O texto, que perderá a validade no dia 8 de setembro, também reduz o percentual mínimo de álcool que pode ser adicionado à gasolina, com o objetivo de diminuir o impacto direto do preço do etanol no combustível fóssil.



24/08/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Depois de aprovado no Senado e Câmara, projeto dos 'royalties' do petróleo volta a causar polêmica

Modificada pela Câmara, chega ao Senado MP com estímulos à economia

Proposta de salário mínimo aprovada na Câmara chega ao Senado

CHEGA À CÂMARA PROJETO DO SENADO QUE AJUDA REFORMA AGRÁRIA

Aprovada na Câmara, MP 615 chega ao Senado dentro do prazo mínimo estabelecido por líderes

A polêmica peça "La Revelación" chega ao palco do Sérgio Cardoso