Chesf é fundamental para o Nordeste, diz Marco Maciel
Em pronunciamento nesta terça-feira (16), o senador Marco Maciel (DEM-PE) saudou a atuação da Companhia Energética do São Francisco (Chesf) e disse que a empresa é fundamental para o desenvolvimento da Região Nordeste.
Marco Maciel lembrou que a Chesf foi criada por meio do Decreto-Lei 8031/45, tendo como idealizador o engenheiro agrônomo Apolônio Sales, ministro da Agricultura no governo do presidente Getúlio Vargas.
A exploração de energia elétrica no Brasil, assinalou Marco Maciel, teve início a partir de 1913, graças à visão empreendedora de Delmiro Gouveia, que construiu Angiquinhos, primeira usina do Nordeste a aproveitar o potencial hídrico da cachoeira de Paulo Afonso, no Rio São Francisco.
Em 15 de março de 1948, foi realizada a primeira assembléia de acionistas da Chesf, formalizando o início das atividades da companhia. O ano de 1948 também foi marcado pelo começo da construção da Hidrelétrica de Paulo Afonso I, primeira grande usina da Chesf erguida no Rio São Francisco.
Marco Maciel assinalou ainda que a Chesf, com sede em Recife, conta hoje com mais de 5 mil funcionários e contribui para a geração da energia consumida no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e em menor escala no Sul e o Sudeste.
Em aparte, o senador César Borges (PR-BA) assinalou que o sistema da Chesf encontra-se atualmente interligado ao restante do país, mas lembrou que a companhia, embora atue em diversas regiões, deve priorizar a geração de energia para as empresas nordestinas. O senador lembrou ainda que os contratos de concessão da Chesf vencem em 2015, o que exigirá uma "solução operacional" que atenda aos interesses nacionais, sobretudo os do Nordeste.
16/03/2010
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel defende volta da autonomia administrativa para a Chesf
Marco Maciel ressalta importância da Chesf para o desenvolvimento do país
Marco Maciel: luta por direitos humanos é fundamental para sociedade livre e aberta
Aprovado R$ 1,2 bi para investimentos da Chesf no Nordeste
César Borges pede renovação de contratos com a Chesf para evitar fechamento de indústrias no Nordeste
Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel