Marco Maciel lamenta a morte do pesquisador Paulo Maciel
O senador Marco Maciel (DEM-PE) registrou em Plenário, nesta quinta-feira (3), a morte do professor,pesquisador, economista, ex-secretário de Fazenda de Pernambuco e ex-deputado federal Paulo Maciel, ocorrida no final de junho, em Recife, aos 84 anos. "Ele dedicou toda a vida a serviço de Pernambuco e do Brasil", disse.
Paulo Maciel formou-se em Direito aos 22 anos, pela Faculdade do Recife, "quando as faculdades ensinavam economia política e ciência das finanças". Fez aperfeiçoamento na Sorbonne, na França, e Administração na Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Conforme o senador, logo ele se tornou professor titular da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Pernambuco, de onde também foi reitor.
Na década de 1950, Paulo Maciel ligou-se ao movimento Economia e Humanismo, do dominicano francês Louis-Joseph Lebret. De acordo com o senador, "o professor está entre os que trouxeram outras metodologias, no seu caso as francesas, ao planejamento econômico brasileiro daquele tempo, quando predominava o pensamento alemão de Schumpeter e inglês de Keynes".
Amigo de Gilberto Freyre, Paulo Maciel dirigiu o então Instituto, hoje Fundação Joaquim Nabuco, quando trabalhou para a diversificação industrial de Pernambuco, tentando retirá-la da cultura açucareira. O senador Marco Maciel lembrou ainda que o economista foi presidente do então Instituto do Açúcar e do Álcool e do Banco do Estado de Pernambuco.
- Pensador e homem de ação, esse é o perfil desse brasileiro e pernambucano, cuja memória se incorpora ao legado da cultura brasileira. Que o nome de Paulo Maciel fique registrado nos anais da nossa história, pois sua vida foi uma permanente doação às melhores causas do Brasil e do Nordeste - disse o senador pernambucano.
03/07/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Marco Maciel lamenta morte de ex-prefeito de Recife
Marco Maciel lamenta morte de mestre da rabeca
Marco Maciel lamenta morte de José Mindlin
Marco Maciel lamenta morte de Mauro Durante
Marco Maciel lamenta a morte de Miguel Reale
Marco Maciel lamenta a morte do acadêmico Antonio Olinto