CHICO MENDES FARÁ PARTE DE LISTA DE HERÓIS DA PÁTRIA



Em decisão terminativa, a Comissão de Educação (CE) aprovou projeto de lei da senadora Marina Silva (PT-AC) que determina a inscrição do nome de Chico Mendes no Livro dos Heróis da Pátria. Em exposição no Panteão da República Tancredo Neves, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, o livro tem apenas dois nomes inscritos até hoje: Tiradentes e de Zumbi dos Palmares.
- Chico Mendes foi pioneiro em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável do grande patrimônio nacional que é a Amazônia. Hoje, poucos ousam discordar da importância da preservação da floresta e de seu uso racional - afirmou o relator da matéria, senador Tião Viana (PT-AC).
Segundo Marina, Francisco Alves Mendes Filho, o Chico Mendes, foi responsável por colocar o Brasil no centro do debate internacional sobre o meio ambiente. Para ela, a inscrição de seu nome no Livro dos Heróis busca imortalizar um exemplo de atuação em favor da cidadania e do desenvolvimento sustentável.
- É indiscutível que entre os nomes brasileiros mais reconhecidos em todo o mundo se encontra o desse líder seringueiro. Assim, o país tem o dever de colocar na memória nacional o trabalho e a resistência dos povos da floresta - justifica Marina.
RODOVIA
Na reunião desta terça-feira (dia 12), os senadores da CE também aprovaram, com base em relatório do senador Álvaro Dias (PSDB-PR), projeto de lei do senador Romero Jucá (PSDB-RR), que dá o nome do ex-deputado federal Sylvio Lofêgo Botelho à rodovia BR-401 entre as cidades de Boa Vista e Bonfim, em Roraima. O homenageado foi governador substituto do estado e, segundo Jucá, teve atuação decisiva na integração de Roraima ao restante do país.
Por solicitação do senador Edison Lobão (PFL-MA), foram concedidas vistas do parecer da senadora Emilia Fernandes (PDT-RS), favorável ao projeto de lei da Câmara que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A proposta determina que as escolas enviem, a cada bimestre, ao Conselho Tutelar municipal, a lista dos alunos com mais de 25% de faltas não justificadas, para as devidas providências.
Os membros da CE aprovaram ainda oito pareceres favoráveis à outorga ou renovação de concessões e permissões a emissoras de rádio, de rádio comunitárias ou de televisão.

12/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


INCLUSÃO DE CHICO MENDES NA LISTA DE HERÓIS DA PÁTRIA SEGUE PARA A CÂMARA

MARINA QUER CHICO MENDES NO "LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"

Lista oficial de Heróis da Pátria pode aumentar

CE inclui Santos-Dumont no livro dos Heróis da Pátria

NOME DE DOM PEDRO I É INSCRITO NO LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA

Livro dos Heróis da Pátria tem hoje apenas dez nomes