MARINA QUER CHICO MENDES NO "LIVRO DOS HERÓIS DA PÁTRIA"
A senadora Marina Silva ( PT-AC) apresentou projeto para que o nome do seringueiro Chico Mendes seja inscrito no "Livro dos Heróis da Pátria" em memória aos 10 anos de sua morte. A seu ver, a medida contribuirá "para propagar um exemplo de atuação em favor do meio ambiente, da cidadania e desenvolvimento sustentável, dignos de registro histórico".
Segundo Marina, Chico Mendes tornou-se interlocutor de governos, instituições civis, líderes políticos e cientistas, ajudando a colocar o Brasil no centro de um debate internacional que culminou na conferência sobre meio ambiente e desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro (ECO-92).
Na opinião da senadora, a memória do líder seringueiro não pode ser apagada, pois ele foi morto depois de ter sofridovárias tentativas de assassinato motivadas pelas denúncias que fazia sobre modelo predatório de desenvolvimento da Amazônia. "No exterior vários logradouros públicos e instituições foram criadas em memória de Chico Mendes. Contudo, no Brasil, a precária memória histórica precisa ser permanentemente realimentada", afirmou.
A matéria será apreciada na Comissão de Educação em caráter terminativo.
12/06/1997
Agência Senado
Artigos Relacionados
CHICO MENDES FARÁ PARTE DE LISTA DE HERÓIS DA PÁTRIA
INCLUSÃO DE CHICO MENDES NA LISTA DE HERÓIS DA PÁTRIA SEGUE PARA A CÂMARA
Maciel quer incluir Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Sérgio Zambiasi quer Landell de Moura no livro 'Heróis da Pátria'
Maciel quer inscrever nome de Frei Caneca no Livro dos Heróis da Pátria
Aelton Freitas quer o nome de Santos Dumont no "Livro dos Heróis da Pátria"