Chico Sartori cobra aprovação da CPMF na Câmara
O senador Chico Sartori (PSDB-RO) lamentou em Plenário nesta quarta-feira (27) que a Câmara dos Deputados ainda não tenha aprovado a prorrogação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF). O parlamentar salientou que a administração pública não pode arcar com o prejuízo de R$ 80 milhões por dia. Ele apelou para que os deputados deixem de lado os interesses político-partidários e cumpram o papel para o qual foram designados ao serem eleitos para o cargo.
Sartori afirmou que em viagem pelo interior de Rondônia pôde constatar que vários prefeitos estão inconformados com o fato de a CPMF ainda não ter sido aprovada. - Em todos os 12 municípios por onde passei ouvi a mesma reclamação, a mesma cobrança - disse o senador.
A aprovação da CPMF seria urgente porque, segundo Sartori, Rondônia é um estado que dispõe de poucos recursos e que "sem a ajuda do governo do presidente Fernando Henrique poderia se encontrar numa situação caótica".
Reservas
Chico Sartori também questionou a vigência da MP 2.166, que limita a exploração de área para plantio na Amazônia por força da preservação ambiental. O senador lamentou que o estado de Rondônia, cuja vocação maior é a produção de soja, seja um dos estados mais atingidos pela medida, que limita em 28% a área para plantio em cada propriedade.
- Na realidade, segundo os cálculos dos produtores a área aproveitável não chega a 6% - enfatizou.
O senador reclamou uma nova discussão no Congresso sobre a medida, que os agricultores rondonienses querem ver revogada, segundo afirmou. A limitação estabelecida pela MP, disse o senador, é um empecilho para o desenvolvimento econômico do estado.
27/03/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Fraga cobra dos partidos aprovação da CPMF
Chico Sartori quer melhorias na BR-364
ACM ACREDITA EM APROVAÇÃO DA CPMF TAMBÉM PELA CÂMARA
Chico Sartori discute ação parlamentar
Chico Sartori toma posse no Senado
Chico Sartori agradece atendimento a pecuaristas