Chico Sartori propõe instituir Dia Nacional do Pecuarista



Projeto de lei apresentado pelo senador Chico Sartori (PSDB-RO) propõe que o dia 15 de julho seja instituído como o Dia Nacional do Pecuarista. O parlamentar citou estudo realizado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) em parceria com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Universidade de São Paulo (Cepea-USP), segundo o qual é demonstrado que a pecuária é responsável por aproximadamente 47% da renda rural.

O projeto está tramitando na Comissão de Educação (CE) em decisão terminativa, ou seja, cabe à comissão a última palavra do Senado sobre o assunto, a não ser que haja requerimento para que a matéria seja apreciada pelo Plenário.

Na justificação do projeto o senador argumenta que entre os cinco produtos de maior valor bruto de produção, três são de origem animal: carne bovina, leite e frango. O primeiro colocado da lista, a bovinocultura de corte, registra faturamento bruto de cerca de R$ 17 bilhões. Sartori salienta que a carne bovina constitui a principal fonte de proteína animal para a população brasileira, com um consumo médio de aproximadamente 33 kg por habitante/ano.

No início de julho, destaca o senador, diversas exposições e rodeios são realizados no Brasil, uma oportunidade para, aproveitando os festejos, lembrar a importância da pecuária nacional e do pecuarista, que desbravaram os sertões nos primórdios da colonização do país e hoje são responsáveis pela manutenção e aperfeiçoamento tecnológico de uma atividade de grande importância social, econômica e cultural.



10/06/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Flávio Arns propõe instituir Dia Nacional dos Ostomizados

Chico Sartori quer melhorias na BR-364

Chico Sartori discute ação parlamentar

Chico Sartori toma posse no Senado

Chico Sartori agradece atendimento a pecuaristas

Chico Sartori anuncia projeto educacional