Chico Sartori anuncia projeto educacional
O senador Chico Sartori (PSDB-RO) anunciou nesta terça-feira (21) projeto que obrigará a inclusão da disciplina Noções de Cidadania nos currículos do ensino fundamental e médio. Os alunos teriam acesso a documentos básicos, como a Constituição Federal, a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o Código de Defesa dos Consumidores e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Certamente a consulta dos textos legais de tão importantes assuntos permitirá aos nossos jovens a melhor compreensão dos fatos atuais e o conhecimento dos direitos e deveres de cidadãos que, até o momento, são desconhecidos por significativa maioria da nossa população.
Sartori tem visitado diferentes cidades de Rondônia e se disse impressionado com relatos de professores e outros cidadãos a respeito da violência que atinge a juventude.
- As autoridades devem encontrar uma solução adequada para assunto de tamanha gravidade e que toca a todos, principalmente aos que têm a responsabilidade de educar os jovens - disse.
O senador pediu um esforço dos dirigentes responsáveis pela educação nos ensinos fundamental e médio para abrir espaço nos currículos para uma disciplina que levará conhecimentos básicos sobre os princípios da cidadania, como participação social e política.
Ao final do discurso de Sartori, o presidente do Senado, Ramez Tebet disse que incluir Noções de Cidadania no ensino é iniciativa que atende aos propósitos do Senado. Tebet disse que o Senado há de ser sempre uma Casa preocupada com a cidadania, a transparência e a formação cívica, além de dedicada a cultuar os valores morais e espirituais da nação, no objetivo de lutar para diminuir as desigualdades e promover o bem estar social.
21/05/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
Chico Sartori quer melhorias na BR-364
Chico Sartori discute ação parlamentar
Chico Sartori toma posse no Senado
Chico Sartori agradece atendimento a pecuaristas
Chico Sartori defende permanência de Bustani na Opaq
Chico Sartori cobra aprovação da CPMF na Câmara