CI analisará proposta exigindo rastreamento por satélite de ônibus interestaduais



A pauta da Comissão de Serviços de Infraestrutura prevê a votação de projeto (PLS 711/07) que torna obrigatória a instalação de dispositivo de rastreamento por satélite nos veículos destinados ao transporte interestadual de passageiros.

A proposta modifica o Código Nacional de Trânsito para incluir, entre os itens obrigatórios, os dispositivos eletrônicos que permitam o rastreamento por satélite, em tempo real, a serem monitorados pela empresa transportadora. O projeto também prevê multa para as empresas e condutores desses veículos que estejam circulando sem esses equipamentos.

A iniciativa é do então senador Expedito Júnior que cita como argumento favorável à aprovação a expressiva ocorrência de assaltos a ônibus interestaduais. Ele alega também que mecanismos de detecção usualmente adotados pelas empresas transportadoras são insuficientes, porque informam depois que o crime já ocorreu.

A tecnologia moderna, conforme o senador, permite o rastreamento eletrônico por satélite, conhecido como GPS, com a identificação permanente, em tempo real, da posição geográfica dos veículos, com envio de dados para uma estação central onde eles estejam cadastrados, permitindo uma tomada rápida de providências.

Segundo o relator na CI, senador Wellington Salgado (PMDB-MG), a proposta pode contribuir para o combate de violência nas estradas, como já vem acontecendo com veículos de transporte de cargas que utilizam o sistema de GPS.

Se aprovado, o projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça, em decisão terminativa..



27/02/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Expedito Júnior propõe rastreamento por satélite para ônibus interestaduais

Cargas perigosas poderão ter sistema de rastreamento por satélite

Valadares protesta contra rastreamento por satélite realizado pelo IBGE

Ônibus interestaduais deverão exibir itinerários

Aumenta o preço das passagens de ônibus interestaduais e internacionais

ANTT divulga valores das tarifas dos ônibus interestaduais