Valadares protesta contra rastreamento por satélite realizado pelo IBGE



O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) lamentou a realização de um levantamento pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que, segundo ele, "conseguiu prejudicar centenas de municípios em todo o Brasil". O levantamento, realizado por satélite, alterou fronteiras municipais, diminuindo o valor repassado pelo Fundo de Participação de Municípios (FPM) às prefeituras dessas localidades.

Em comunicação de liderança nesta terça-feira (19), o senador citou o caso do município de Simão Dias, onde nasceu, a 96 quilômetros de Aracaju. Trata-se, segundo o parlamentar, de "um dos mais atingidos por esse estranho levantamento realizado por satélite". Valadares explicou que, a partir do levantamento, uma parte do território passou a pertencer ao estado da Bahia, fazendo com que o coeficiente de participação no FPM caísse de 1,8 para 1,6 - o que gerou uma perda para o município de R$ 140 mil por mês.

- Na brincadeira com o satélite, o IBGE tirou tudo de órbita - ironizou o senador, lembrando que muitos sergipanos passaram, de um dia para o outro, a serem baianos.

O senador pelo Sergipe afirmou que os povoados de Lagoa Grande, Mato Verde e Genipapo, entre outros, antes distritos de Simão Dias, passaram a pertencer ao município baiano de Paripiranga. Afirmou que, como prefeito de Simão Dias e governador de Sergipe, realizou investimentos nessas áreas, hoje consideradas território da Bahia.

Antônio Carlos Valadares lamentou que os recursos impetrados pelos administradores municipais venham sendo sistematicamente rejeitados pelo IBGE.

- A máquina (o satélite) passou a ser um juiz de decisão irrecorrível - afirmou.

O senador pediu à Mesa do Senado que se envolva diretamente na questão. Ele também pediu a votação do Projeto de Lei do Senado 633/07, de autoria do líder do governo, senador Romero Jucá (PMDB-RR), que visa corrigir distorções no coeficiente para cálculo dos repasses do FPM.

Em aparte, o senador Efraim Morais (DEM-PB) afirmou que o IBGE contraria a Constituição, já que não se pode alterar limites municipais sem autorização do Poder Legislativo.



19/02/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cargas perigosas poderão ter sistema de rastreamento por satélite

Paulo Duque protesta contra desfile de moda realizado no Forte de Copacabana

CI analisará proposta exigindo rastreamento por satélite de ônibus interestaduais

Expedito Júnior propõe rastreamento por satélite para ônibus interestaduais

VALADARES PROTESTA CONTRA DECISÃO DO TCU

VALADARES PROTESTA CONTRA POLÍTICA DE FHC PARA A SECA