CI aprova indicação de Luiz Alberto da Silva para conselho da Anatel



No inicio da noite desta terça-feira (6), em votação secreta, Comissão de Serviços de Infra-estrutura (CI) aprovou a indicação de Luiz Alberto da Silva para o cargo de conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). O parecer do senador Mauro Miranda, favorável à indicação, foi aprovado por 14 votos. Houve três abstenções e um voto contrário.

Luiz Alberto, que é advogado, foi professor de Direito e consultor jurídico da Advocacia Geral da União. Em sua exposição aos senadores, falou sobre os avanços do sistema de telecomunicações no país, ressaltando que com a criação da Anatel, em 1996, o setor passou a ser regido por normas mais rigorosas dos que as da época em que a telefonia ficava sob o comando estatal.

Em resposta ao senador Leomar Quintanilha (PFL-TO), que acredita que as empresas de telecomunicações não têm interesse em investir em áreas onde o lucro é pequeno, Luiz Alberto afirmou que "quando se trata de serviço público, as empresas não podem pensar só em rentabilidade".

O senador Arlindo Porto (PTB-MG) indagou sobre a viabilidade de projeto de sua autoria o qual estabelece que os telefones fixos e celulares disponham de um medidor de gastos. Luiz Alberto concordou que a medição não poderia ser feita somente pelas centrais, mas observou que o sistema não está preparado para a implantação desse equipamento.

O senador Gerson Camata (PMDB-ES) afirmou que o processo de privatização do sistema de telefonia só foi bem-sucedido por causa do empenho de Luiz Alberto e do falecido ministro das Comunicações, Sérgio Motta.



05/03/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Senado recebe indicação de Emília Maria Silva Ribeiro para membro do Conselho Diretor da Anatel

Senado aprova indicação de Ronaldo Sardenberg para conselho da Anatel

Infra-Estrutura aprova indicação de Emília Ribeiro para Conselho da Anatel

Senado aprova indicação do procurador Mário Luiz Bonsaglia para o Conselho Nacional do Ministério Público

CI aprecia indicação para conselho da Anatel

Aprovada indicação para conselho da Anatel