CIC de Francisco Morato ganha centro de referência em segurança alimentar



Espaço foi inaugurado na quinta-feira, 24, e visa incentivar o acesso à alimentação de qualidade

A Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, por intermédio do Centro de Integração da Cidadania (CIC), em parceria com o município de Francisco Morato, inaugurou o Centro de Referência Regional em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cresan), na quinta-feira, 24, no posto fixo da cidade.

O espaço tem como principal objetivo, além da educação nutricional, o trabalho junto a entidades de assistência social e associações de bairro para o incentivo e acesso à alimentação de qualidade. O Cresan conta com profissionais da área de saúde e alimentação e universidades, fora o acervo bibliográfico, que junto com cursos e palestras terão a função de sanar as dúvidas da comunidade.

O evento contou com a presença do secretário-adjunto da Justiça, Izaías José de Santana, do coordenador estadual do CIC, Eduardo de Lima Caldas, da prefeita de Francisco Morato, Andréa Catharina Pelizari Pinto e da coordenadora de Assistência Social do município, Renata Torres de Sene, entre outras autoridades.

Direitos humanos

“Neste ano em que comemoramos 60 anos da declaração universal dos direitos humanos, passamos a ter uma ação prática do direito à vida, que é o acesso à alimentação. É de fundamental importância tratar a questão alimentar e nutricional como um direito humano, garantido e como responsabilidade do Estado”, afirmou Caldas, durante o discurso de inauguração.

A prefeita parabenizou o trabalho do posto fixo do CIC e classificou de “maior desafio da parceria” zerar o alto índice de desnutrição da região metropolitana do Estado. “Considero uma vitória para a população e a melhor forma de alertar para a importância de uma alimentação de qualidade”, disse.

Para a diretora do CIC de Francisco Morato, Andréa Rosangela da Silva, a parceria vem ao encontro do objetivo maior do CIC, que é a promoção e garantia dos direitos humanos. “O maior direito do cidadão é acesso a alimentação e por meio do Centro de referência, podemos tornar mais ainda o CIC num espaço de vivência da cidadania, de convivência e de participação social.”

O Centro de Integração da Cidadania (CIC) é um programa da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania que visa proporcionar o acesso à Justiça, por intermédio de serviços públicos de qualidade para a população e o incentivo à cidadania comunitária. O Programa conta com dez postos fixos localizados em regiões periféricas da cidade de São Paulo (Norte, Sul, Leste e Oeste), Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Francisco Morato e Campinas.

Da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania

(I.P.)



01/28/2008


Artigos Relacionados


CIC ganha Centro de Referência em Segurança Alimentar

Baixo São Francisco ganha centro de referência em revitalização

Centro de referência vai reunir bens arqueológicos do Projeto São Francisco

São Paulo ganha Centro de Referência do Futebol Brasileiro

Campinas ganha centro de referência em medicina de reabilitação

Setor portuário ganha primeiro centro internacional de referência