Centro de referência vai reunir bens arqueológicos do Projeto São Francisco



 

Peças arqueológicas de animais e da flora encontradas na área de abrangência do Projeto de Integração do Rio São Francisco serão armazenadas em um Centro de Referência Cultural e Ambiental (CRCA), localizado no município de Salgueiro (PE). A criação do local foi autorizada nessa quinta-feira (20) pelo Ministério da Integração Nacional e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As peças encontradas serão expostas no Centro para que os visitantes possam conhecer a paisagem, a história da ocupação e o patrimônio cultural do território. Nesse espaço interativo, também serão apresentadas as pesquisas realizadas na região e os trabalhos desenvolvidos pelos programas ambientais do Projeto São Francisco, universidades e centros de pesquisas.

"Todos os achados arqueológicos e paleontológicos, toda a cultura da região será valorizada e disseminada neste Centro de Referência", garantiu José Machado, assessor especial responsável pelo projeto no Ministério da Integração Nacional.

Até o final deste ano, deverá ser lançado o edital de licitação para contratação do projeto arquitetônico-urbanístico do empreendimento.

 

Exposições