Cícero Lucena cobra engajamento da sociedade na implantação da Política Nacional dos Resíduos Sólidos



Em pronunciamento nesta quinta-feira (19), o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) afirmou que a sanção da lei que criou a Política Nacional de Resíduos Sólidos, em agosto de 2010, deu início a uma “verdadeira revolução” no país, ao decretar o fim dos lixões e prever diversas normas em favor da saúde pública e da qualidade ambiental.

Cícero Lucena cobrou o engajamento da sociedade, ressaltando que a questão do tratamento dos resíduos sólidos exige o empenho de todos, do mais pobre ao mais rico, do mais jovem ao mais velho, que devem contribuir para a criação de uma nova postura diante da produção de resíduos e lixo.

- De nada adianta o esforço isolado do poder público, do estado, dos municípios, sem a contrapartida das empresas e das indústrias. E será inútil o esforço dos empresários e dos industriais sem a contrapartida da sociedade, da comunidade, das famílias e de cada cidadão – afirmou.

Relator do projeto da Política Nacional de Resíduos Sólidos na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), quando de sua tramitação no Senado, Cícero disse que a iniciativa foi fruto de um amplo debate, que envolveu representantes do governo, entidades privadas e da sociedade civil organizada.

- Todos aqueles que, como eu, já foram prefeitos, sabem que os lixões são bombas-relógios, capazes de implodir a melhor e mais bem intencionada das administrações municipais. Os lixões são soluções simples e muito erradas para um problema extremamente complexo. São focos de doença, pobreza, poluição visual, contaminação e desigualdade social – afirmou.

Cícero Lucena disse ainda que a Política Nacional de Resíduos Sólidos encontra-se em um “momento crucial” para a sua implantação, já que em agosto termina o prazo para que os municípios apresentem seus planos de resíduos para que façam jus a recursos da União. O Ministério do Meio Ambiente já recebeu os planos de resíduos de 17 estados, além de Estados, além de 23 planos intermunicipais que envolvem mais de 300 municípios.

- São bons números, mas os prefeitos e os governadores que ainda não elaboraram seus planos precisam colocar mãos à obra, pois o prazo está se esgotando rapidamente – conclamou.



19/04/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Cícero Lucena comemora aprovação de política nacional de resíduos sólidos

Cícero Lucena alerta para fracasso da Política Nacional de Resíduos Sólidos

Cícero Lucena quer prioridade para política de resíduos sólidos

Cícero Lucena destaca audiência pública sobre a política de resíduos sólidos

Cícero Lucena é eleito presidente da Subcomissão dos Resíduos Sólidos

Lúcia Vânia cobra a aprovação de uma política nacional de resíduos sólidos